Morre Gilberto Marques Paulo, ex-prefeito do Recife, aos 89 anos


Segundo família, Gilberto Marques Paulo teve um engasgo durante uma refeição, em casa. Gilberto Marques Paulo em imagem de arquivo
TV Globo/Reprodução
O ex-prefeito do Recife Gilberto Marques Paulo morreu, aos 89 anos, na sexta-feira (15). Segundo a família, ele faleceu por volta das 18h, em casa, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte da capital pernambucana. Ele convivia com o Alzheimer há cerca de 13 anos.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Ele deixa o filho, Léo Lira, uma neta, e a esposa, dona Célia Lira Paulo, de 91 anos. A família ainda aguarda um laudo, mas o filho afirmou, em contato com a TV Globo, que Gilberto Marques Paulo teve um engasgo, durante uma refeição, ocasionando na morte.
O velório e o enterro devem acontecer na tarde deste sábado (16), no Cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
Gilberto Marques Paulo com sua família
Acervo pessoal
Trajetória
Gilberto Marques Paulo nasceu em 17 de dezembro de 1934, na cidade de Palmeira dos Índios, no interior de Alagoas. Estudou na Faculdade de Direito do Recife, onde também foi professor de direito administrativo. Era procurador estadual concursado.
Durante os anos 1980, ocupou os cargos de presidente da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe),assim como da Fundação de Desenvolvimento Municipal do Interior de Pernambuco (Fiam). Também foi secretário estadual de Justiça e secretário da Casa Civil.
Foi prefeito do Recife entre 1990 e 1992. Era o vice de Joaquim Francisco. Assumiu o cargo de prefeito depois que Joaquim saiu candidato a governador do estado. Gilberto Marques Paulo ainda se elegeu deputado estadual por dois mandatos, de 1992 a 2000.
Recebeu o título de cidadão pernambucano da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) em 1999 e se aposentou da política no início dos anos 2000.
Luto oficial
O atual prefeito do Recife, João Campos (PSB), lamentou a morte de Gilberto Marques Paulo, relembrou seu legado enquanto gestor e disse que decretará luto oficial de três dias pela morte do ex-político.
“Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-prefeito do Recife, Gilberto Marques Paulo, que marcou seu mandato pelo ordenamento e revitalização da área central da cidade. A Prefeitura do Recife irá decretar luto oficial de três dias. Meus profundos sentimentos aos amigos e familiares. Que Deus possa confortá-los neste momento”, publicou João Campos.
Por meio de nota, a Alepe também prestou solidariedade aos amigos e familiares de Gilberto Marques Paulo.
“Nascido em Alagoas, formado pela Faculdade de Direito do Recife, Gilberto Marques Paulo teve atuação destacada na advocacia, obtendo êxito também como homem público. Como gestor da capital, teve administração marcada pela reestruturação e reordenamento do centro da cidade. Como deputado, deu grande contribuição à Assembleia Legislativa, deixando exemplo de dedicação e compromisso político. Que Deus conforte familiares e amigos neste momento de dor e despedida”, disse o texto divulgado pela casa legislativa.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.