Chuvas provocam quedas de árvores, alagamentos em ruas de Campinas e casas de Holambra


Em Campinas (SP), choveu cerca de 33 milímetros nas últimas 72 horas. Tempo deve ficar instável até domingo (17). Chuvas provocam quedas de árvores, alagamentos em ruas e casas em Holambra
Jefferson Barbosa/EPTV
As chuvas, acompanhadas de rajadas de ventos, que atingiram a região entre o fim da tarde de sexta-feira (15) e madrugada deste sábado (16) causaram quedas de árvores, alagamentos de residências e vias em Campinas (SP) e Holambra (SP). Até a publicação desta reportagem, não havia registro de feridos, desabrigados ou desalojados.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
Campinas
🌧️Em Campinas, choveu cerca de 33 milímetros nas últimas 72 horas, de acordo com balanço preliminar da Defesa Civil. Na cidade, a área do antigo kartódromo ficou alagada, houve desligamento de semáforos em algumas vias e quedas de árvores.
O maior volume de chuva acumulado foi de 31,8 milímetros na região do Taquaral, segundo a Defesa Civil.
🏎️Kartódromo alagado: O antigo kartódromo na Avenida Heitor Penteado ficou alagado na noite de sexta-feira, segundo a prefeitura. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) afirmou a EPTV, afiliada da Globo para a região, que fez um bloqueio na pista interna da via e houve monitoramento por agentes de mobilidade imediatamente após o incidente.
🌳Queda de árvore: Queda de uma árvore na Rua Pindamonhangaba, no Jardim Alto da Barra, onde a rede elétrica foi atingida. Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos foi ao local para fazer a remoção e limpeza na manhã deste sábado, e a concessionária CPFL Paulista também foi acionada.
🚦Semáforos desligados: Semáforos ficaram desligados na Avenida José Bonifácio, nos cruzamentos com a Avenida Jesuíno Marcondes Machado e Rua Presidente Alves. Dois outros equipamentos chegaram a ficar intermitentes na Rua Abolição e no cruzamento entre José Paulino e Campos Sales, mas o funcionamento já foi normalizado.
A Emdec ainda informou, em nota, que atua para restabelecer dois semáforos que estão desligados.
⚠️A previsão é de que o tempo continue instável pelo menos até domingo (17), segundo a prefeitura de Campinas. “Há possibilidade de temporais e, com isso, a Defesa Civil recomenda que a população redobre cuidados e busque locais seguros no período”, alerta.
Chuvas provocam quedas de árvores, alagamentos em ruas e casas em Holambra
Jefferson Barbosa/EPTV
Holambra
Em Holambra, de acordo com a Defesa Civil da cidade, foram registradas quedas de árvores, ruas ficaram alagadas e houve danos na pavimentação.
🏠Casas alagadas: Na Rua Maranta, bairro Ipê, uma alagamento afetou três residências e danificou o asfalto da via.
🚛Carreta tombada: Uma carreta que estava estacionada na via tombou durante as chuvas intensas. O veículo estava vazio.
“Após o escoamento das águas, os moradores realizaram a higienização e retornaram para suas moradias”, informou a prefeitura.
O Corpo de Bombeiros atua na remoção das árvores e Defesa Civil Municipal trabalha nos pontos afetados e no apoio aos moradores.
Até a publicação desta reportagem, a prefeitura fazia o monitoramento dos riscos, contabilizava os danos, fazia a limpeza e liberação das vias. Não há registro de vítima, desabrigado e desalojado na cidade.
Previsão
A previsão indicava volumes intensos de chuva para o fim de semana. A tendência é de céu parcialmente nublado a nublado, com chuvas a partir da tarde, principalmente na forma de temporais caracterizados por raios e chuva localmente forte.
Há chances de chuvas volumosas e com picos de intensidade, o que sugere a possibilidade de transtornos como pontos de alagamento e enxurradas. As temperaturas ficam entre 17 e 28°C.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.