Você viu? Abelhas transformam capacete em ‘colmeia’, aeroporto de Divinópolis retoma voos comerciais e conheça a Língua da Tabatinga, citada no Enem 2024


Resumo de notícias da semana de 9 a 15 de novembro de 2024. Olá! Confira o que foi destaque no g1 nesta semana.
🔔Receba no WhatsApp as notícias do Centro-Oeste de MG
Abelhas transformam capacete em ‘colmeia’
Abelhas se agrupam em capacete de motociclista
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Um enxame resolveu fazer de um capacete a nova “colmeia” em Formiga, no interior de Minas Gerais. Com receio de ser picado pelas abelhas, o motociclista chamou o Corpo de Bombeiros para dar um jeito na situação, registrada no último dia 6, no Bairro Sousa e Silva.
Segundo os bombeiros, a retirada foi feita com cuidado para não estressar o enxame nem provocar acidentes. Depois de capturadas, as abelhas foram levadas para uma área de mata, longe da cidade, onde foram soltas.
“Este tipo de ocorrência ilustra o preparo e a versatilidade das equipes para lidar com situações complexas e inesperadas, preservando vidas e respeitando a fauna”, comentou a corporação.
Citada em questão do Enem, conheça a Língua da Tabatinga
Questão do Enem que fala sobre a “Língua da Tabatinga”
Rosimaire Santos/Divulgação
No último dia 3, foi aplicada a primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, com redação e 90 questões de linguagens e ciências humanas. Entre essas questões, uma chamou atenção ao mencionar a história da “Língua da Tabatinga”, uma tradição preservada em Bom Despacho, no Centro-Oeste de Minas Gerais.
A Língua da Tabatinga tem origem no povo Banto, da África Central, que engloba diversas etnias e culturas africanas. Antes mesmo da fundação da cidade de Bom Despacho, a região já era habitada por aldeias de escravos fugitivos, que se estabeleceram ali em busca de liberdade, por volta de 1700.
Foi nesses primeiros assentamentos que a língua começou a se formar, combinando elementos do português arcaico com o banto, como uma forma de comunicação secreta para evitar o entendimento por senhores e capatazes da época, segundo a historiadora Bárbara Freitas.
Entre 1755 e 1800, a resistência quilombola na região de Tabatinga — hoje, Bairro Ana Rosa — enfrentou milícias vindas de Pitangui, que tentavam reprimir os habitantes do quilombo. No entanto, a cultura e a língua persistiram, atravessando gerações até os dias atuais.
Clique aqui e veja mais detalhes sobre a Língua da Tabatinga.
Aeroporto de Divinópolis retoma voos comerciais
Aeronave Cessna Grand Caran pousa no aeroporto de Divinópolis
Azul/Divulgação
O Aeroporto Antônio Brigadeiro Cabral, em Divinópolis, voltou a contar com voos comerciais desde segunda-feira (11), após seis anos de operações suspensas. O anúncio da retomada foi feito em maio.
Com operação da Azul, são dois novos voos diários, sendo um para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e um para o Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.
As novas rotas vão ser feitas em aeronaves Cessna Grand Caravan, com capacidade para nove clientes. As passagens podem ser compradas no site da companhia.
Em entrevista para a TV Integração, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, Luiz Ângelo Gonçalves, comentou que essa retomada muda o patamar e a integração de toda a região Centro-Oeste. “A região Centro-Oeste passa a estar muito conectada. Para negócios e atração de investimentos é muito importante, além de ser algo muito aguardado pela população”, completou.
📲 Siga o g1 Centro-Oeste MG no Instagram, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Centro-Oeste de Minas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.