Detento filmado sem algemas durante almoço com policiais voltava do médico; agentes são afastados de escoltas no ES


Segundo o Secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael Pacheco, um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi instaurado os dois policiais vão exercer outras atividades durante a investigação. Detento sai de viatura sem algemas e almoça com policiais em restaurante de shopping
O detento flagrado por câmeras de videomonitoramento saindo de uma viatura da polícia sem algemas e almoçando com dois policiais penais no restaurante de um shopping na Serra, Grande Vitória, voltava de uma consulta médica na capital. Segundo o secretário de Justiça do Espírito Santo, Rafael Pacheco, o homem está preso em uma unidade localizada em Linhares, na Região Norte do estado.
“Esse detento estava sendo transportada para Vitória por razões médicas. Ele fez uma consulta em uma especialidade que não está disponível na nossa infraestrutura de saúde [de Linhares]”, explicou Pacheco.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O caso aconteceu no último dia 8 de novembro e o preso foi filmado andando tranquilamente na rua e dentro do estabelecimento.
Detento é visto saindo de viatura sem algemas e com dois policiais penais para almoçar em restaurante na Serra, Espírito Santo
Reprodução
O detento, que não teve o nome divulgado, foi preso há três anos por homicídio. Ainda secretário de Justiça, o homem apresenta bom comportamento durante a pena.
“Ele é um preso de Linhares de excelente comportamento com histórico de remissão de pena muito alto. Ele vem progredindo bem no caminho para a soltura. Então acredito que é, justamente, a condição do preso e as avaliações do policial que precisam ser refletidas”, acrescentou.
Policiais foram afastados das escoltas
Ainda segundo o secretário, os dois policiais envolvidos no caso foram identificados e afastados das escoltas de detentos na terça-feira (12), data em secretário teve conhecimento do caso. Um processo administrativo disciplinar foi instaurado e os servidores vão exercer outras atividades dentro da unidade prisional durante a investigação, que deve durar entre 30 e 90 dias.
“Eles [ os policiais] vão ter o direito de ampla defesa e de dar as suas respostas a esse evento e o que vai acontecer com eles é uma decisão da Corregedoria”, detalhou Pacheco.
Detento sai de viatura sem algemas e almoça em restaurante com policiais no ES
O secretário de Justiça ponderou que a conduta dos policiais penais que levou um detento para almoçar sem algemas não é a regra no transporte de presos em locais públicos.
“A regra não é essa. A regra é ele estar algemado porque um ambiente público vai tornar mais difícil a contenção e você está em uma escolta policial. Qual a ponto de atenção de uma escolta policial? A fuga. Ele sem algemas pode facilitar a fuga e dificultar a reação e o controle policial”, acrescentou o secretário.
Segundo Pacheco, o problema não é almoçar naquele restaurante, mas a conduta dos policiais.
“Eu acho que havia a possibilidade de você fazer aquela refeição ali, mas isso tinha que ser feito de uma forma correta até para você preservar o local e o próprio interno”, finalizou.
O que diz o sindicato dos policiais penais
A Polícia Penal disse, em nota, que a postura é contrária aos procedimentos indicados pela instituição. Afirmou ainda que o caso será encaminhado à corregedoria para apuração dos fatos.
Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Penais e Servidores do Sistema Penitenciário do Estado do Espírito Santo (Sindppenal), Rhuan Fernandes, disse que os policiais penais devem comprar uma marmita para o detento em casos excepcionais, como a demora no transporte ou quando não dá tempo de levar uma alimentação para o preso.
“Ao nosso ver, é algo que foge à rotina, mas não tem dolo dos policiais. É só uma imagem, que choca a gente ao ver, inclusive dentro da gente na própria categoria, porque não é comum aquele tipo de procedimento”, comentou.
Entenda o caso
Imagens de videomonitoramento registraram o momento em que dois policiais saem de uma viatura com um detento sem algemas e vão almoçar em um restaurante de um shopping de Jacaraípe, na Serra, Grande Vitória. O caso aconteceu no dia 8 de novembro.
Nas imagens, é possível ver quando a viatura da polícia estaciona numa rua, próximo de um cruzamento. Dois policiais saem do carro. Um estava dirigindo e outro no banco do carona. O detento abre a porta de trás da viatura, fecha e sai andando com os policiais.
Detento é visto saindo de viatura sem algemas e com dois policiais penais para almoçar em restaurante na Serra, Espírito Santo
Reprodução
Outro detalhe que chama a atenção nas imagens é que o detento não estava algemado e não estava no espaço chamado de “cofre”, onde os presos geralmente são transportados.
Outra câmera flagrou o homem e os policiais andando numa calçada e indo em direção ao shopping. Dentro do restaurante, as câmeras também registraram o preso e os policiais penais sentados na mesma mesa, almoçando juntos.
No estabelecimento, o interno também estava o tempo todo sem algemas e saiu de lá sem nenhuma proteção nas pernas ou braços. Em um certo momento do vídeo, dá para ver que os policiais penais, responsáveis pela segurança do detento, ficam até de costas para o interno enquanto eles pagam a conta do almoço.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.