O Estado de Santa Catarina foi o que teve o maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2022 no Sul do Brasil. Os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (14) mostram que PIB de SC foi de R$ 466,3 bilhões no período, superando os R$ 428,5 bilhões registrados em 2021.
Santa Catarina se manteve como a sexta maior economia do país e tem um dos mais altos índices de aumento na participação do PIB brasileiro entre os estados das regiões Sul e Sudeste nos últimos 20 anos.
De 2002 a 2022, a participação de SC na riqueza total gerada no país aumentou de 3,7% para 4,6%. A tendência de crescimento e estabilização foi mantida em quase todos os anos desde o início da série histórica.
PIB de SC é fortalecido pela diversificação da economia, avalia secretário
Já o aumento nominal do PIB de SC, de acordo com o governo do Estado, aumentou cerca de 756% em 20 anos. O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy, destaca a diversificação da economia de Santa Catarina como um importante fator para o crescimento.
“Santa Catarina é um Estado diferenciado, o povo catarinense é um povo aguerrido, nossa economia é diversificada e forte, o que faz SC ser o último Estado a entrar em uma crise e o primeiro a sair dela”, explica o secretário.
Entre os destaques está o setor de serviços, que contribuiu com 65,4% das riquezas produzidas no Estado. Usuy também ressalta o peso da indústria catarinense para o bom desempenho do PIB de SC. “A gente tinha um cenário negativo, e está tendo um crescimento”, diz.