São vendidos pastéis, tropeiro, acarajé, espetinhos, macarrão na chapa e drinques feitos com a fruta. Também há apresentações culturais e venda de produtos artesanais. Festival da Jabuticaba de Sabará é realizado há 38 anos
Elizabeth Torres/Arquivo pessoal
A 38ª edição do Festival da Jabuticaba de Sabará, o maior do país dedicado à fruta, começa nesta sexta-feira (15) e segue até o domingo (17). De acordo com a prefeitura, a expectativa de público é de 100 mil visitantes nos três dias.
Neste ano, a falta de chuva por quase seis meses alterou a floração e, consequentemente, o amadurecimento dos frutos.
O evento conta com 25 estandes de produtos derivados da fruta e 16 espaços gastronômicos nas praças Melo Viana e Santa Rita, no Centro Histórico.
Os visitantes podem comer e comprar geleias, licores, compotas, doces, sorvetes, vinhos e molhos, todos à base da jabuticaba, eleita a segunda melhor fruta do mundo por um ranking internacional, o Taste Atlas.
Por que a jabuticaba é a 2ª melhor fruta do mundo e ultrapassou o açaí? Veja o que ela tem de especial
Na área de gastronomia são vendidas comidas com ingredientes derivados da jabuticaba, como pastéis, tropeiro, acarajé, espetinhos, macarrão na chapa e drinques.
Durante o evento, também há apresentações culturais e venda de produtos artesanais sabarenses. Todas as atrações e novidades podem ser conferidas no site.
Festival da Jabuticaba de Sabará
A primeira edição do Festival da Jabuticaba de Sabará foi em 1987 e reuniu produtores da fruta nas ruas da cidade para vendê-la.
Com o passar do tempo, o evento ganhou popularidade e aumentou a dimensão de participantes e de público. Em 2008, o festival foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural e a jabuticaba passou a ser Patrimônio Imaterial da cidade.
Atualmente, o festival é o principal evento que movimenta a economia de Sabará, superando o Carnaval.
Mais de 40 produtos são produzidos com a jabuticaba
Elizabeth Torres/Arquivo pessoal
Sabará, terra da jabuticaba
Conhecida por todos como a cidade da jabuticaba, Sabará é berço do tradicional festival que, em 2024, está na 38ª edição.
O município está em uma região marcada pelas atividades de extração mineral no período colonial, como a maioria das cidades mineiras.
Além da atividade mineradora, descobriram outro ouro cultivado no território: o “ouro negro”, que dá inúmeros derivados, a jabuticaba.
Serviço
38º Festival da Jabuticaba de Sabará
Data: sexta-feira (15), sábado (16) e domingo (17)
Local: Centro Histórico de Sabará
Dias e horários: sexta-feira e sábado, das 9h às 23h, e domingo, das 9h às 20h
Entrada: gratuita
Mais informações no site
Vídeos mais assistidos do g1 Minas