G20 Social: sociedade civil participa de debates do G20 sobre desafios globais pela primeira vez


Organizadores informaram que a iniciativa brasileira para a criação de uma aliança global contra a fome já recebeu 37 adesões de países e instituições, e deve ser ampliada. G20 Social: sociedade civil participa de debates do G20 sobre desafios globais pela primeira vez
Reprodução/TV Globo
Nesta quinta-feira (14), começou, no Rio de Janeiro, o G20 Social, para ouvir propostas da sociedade.
Aratu Tupã saiu da Bahia com ervas medicinais e, junto com outros indígenas do povo Pataxó, para participar da Cúpula do G20 Social.
“Um evento desse bonito, o G20, com certeza seria a presença dos povos originários nesse evento. Seria muito importante. Vamos cuidar da natureza e, só cuidando da natureza, construímos um mundo melhor”, afirma Aratu Tupã, indígena Pataxó.
Milhares de ativistas, líderes comunitários e artesãos lotaram os espaços do Boulevard Olímpico, na Zona Portuária do Rio. A artesã Vanessa de Carvalho Luz Teles, que trabalha com isopor reciclado, resume o espírito desse encontro. A geógrafa conta que era criança quando participou da Eco-92 e viu os maiores líderes do planeta fazerem da sustentabilidade uma prioridade.
“Mostrar que existem outros caminhos e que o meio ambiente é o lugar que a gente tem que cuidar e dele também a gente tem que tirar proveito de uma maneira bem consciente”, diz Vanessa de Carvalho Luz Teles.
Pela primeira vez moradores de favelas se sentem representados em documento do G20
A abertura no Museu do Amanhã teve a presença da primeira-dama, Janja da Silva, do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e de ministros – como Mauro Vieira, das Relações Exteriores, e Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência.
“Sem a participação da sociedade, sem esse diálogo, o sucesso da nossa presidência no G20 não poderia ser tão grande”, diz Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores.
Essa é a primeira vez que a sociedade civil participa de debates do G20 sobre os desafios globais. Aqui estão sendo discutidos temas como igualdade de gênero, emergência climática e segurança alimentar. No sábado, um documento com essas demandas será entregue ao presidente Lula e depois levado à reunião dos chefes de Estado.
Nesta quinta-feira (14), durante o evento, o governo federal anunciou 680 milhões de reais para o PAC dos Resíduos Sólidos — que trata sobre o manejo do lixo. Segundo o governo, o programa vai atender a 460 municípios, 60 cooperativas de catadores, e gerar 33 mil novos empregos.
O G20 Social também terá música. Artistas como Daniela Mercury, Diogo Nogueira e Seu Jorge se apresentam neste primeiro dia.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.