Tempestade de meteoros poderá ser vista do Brasil; veja como e quando

Quem estiver no Brasil vai conseguir ver a tempestade de meteoros Leônidas, evento astronômico que ocorre todos os anos nos meses de novembro. O melhor dia para ver fenômeno será no domingo (17) e segunda-feira (18).

Tempestade de meteoros Leônidas

Tempestade de meteoros Leônidas acontece todos os anos em novembro – Foto: Reprodução/ND

Ele ocorre quando a Terra passa pelo rastro de detritos deixados pelo cometa Tempel-Tuttle, que orbita o Sol a cada 33 anos. Ou seja, quando a Terra cruza esse rastro, os detritos entram na atmosfera e queimam, criando estrelas cadentes.

O nome “Leônidas” vem da constelação de Leão, porque é a região que os meteoros parecem originar-se no céu. O fenômeno é uma das tempestades de meteoros mais antigas registradas, com relatos datando de 902 d.C.

O evento é mais intensa a cada 33 anos, quando o cometa está mais próximo do Sol. Em 1833, a tempestade foi tão intensa que foi descrita como uma “nevasca de estrelas”.

Gravura da tempestade de meteoros Leônidas em 1833

Gravura da tempestade de meteoros Leônidas em 1833, feita por Adolf Vollmy em 1888 – Foto: Reprodução/ND

Como e quando ver a tempestade de meteoros Leônidas

Neste ano, será possível ver os meteoros até 30 de novembro, mas o pico de atividades será em torno de 17 e 18 de novembro (domingo e segunda-feira), com expectativa de 15 meteoros por hora.

No geral, as estrelas cadentes poderão ser mais bem vistas entre meia-noite e o amanhecer, mas os horários de observação recomendados variam conforme a região.

No Norte e Nordeste, o melhor período será a partir da 1h30; nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, a partir das 3h; e, no Sul, a partir das 3h30.

Você poderá contemplar a tempestade de meteoros a olho nu, sem ajuda de equipamentos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.