Quem estiver no Brasil vai conseguir ver a tempestade de meteoros Leônidas, evento astronômico que ocorre todos os anos nos meses de novembro. O melhor dia para ver fenômeno será no domingo (17) e segunda-feira (18).
Ele ocorre quando a Terra passa pelo rastro de detritos deixados pelo cometa Tempel-Tuttle, que orbita o Sol a cada 33 anos. Ou seja, quando a Terra cruza esse rastro, os detritos entram na atmosfera e queimam, criando estrelas cadentes.
O nome “Leônidas” vem da constelação de Leão, porque é a região que os meteoros parecem originar-se no céu. O fenômeno é uma das tempestades de meteoros mais antigas registradas, com relatos datando de 902 d.C.
O evento é mais intensa a cada 33 anos, quando o cometa está mais próximo do Sol. Em 1833, a tempestade foi tão intensa que foi descrita como uma “nevasca de estrelas”.
Como e quando ver a tempestade de meteoros Leônidas
Neste ano, será possível ver os meteoros até 30 de novembro, mas o pico de atividades será em torno de 17 e 18 de novembro (domingo e segunda-feira), com expectativa de 15 meteoros por hora.
No geral, as estrelas cadentes poderão ser mais bem vistas entre meia-noite e o amanhecer, mas os horários de observação recomendados variam conforme a região.
No Norte e Nordeste, o melhor período será a partir da 1h30; nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, a partir das 3h; e, no Sul, a partir das 3h30.
Você poderá contemplar a tempestade de meteoros a olho nu, sem ajuda de equipamentos.