Polícia Civil abre inquérito para apurar despejo irregular de esgoto em afluente do Rio Piracicaba


Corporação vai investigar a denúncia de atos de vandalismo que quebraram a tubulação em Iracemápolis. Cetesb cobra adequação das atividades de tratamento de esgoto na cidade. Polícia Civil instaura inquérito para investigar vazamento de esgoto em Iracemápolis
A Polícia Civil abriu inquérito para investigar o despejo irregular de esgoto da Estação de Tratamento (ETE) do Ribeirão Cachoeira, que é afluente do Rio Piracicaba, em Iracemápolis (SP). A corporação vai apurar a denúncia da prefeitura de atos de vandalismo que quebraram a tubulação.
📲 Participe do canal do g1 Piracicaba no WhatsApp
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) suspendeu o licenciamento de novos loteamentos em Iracemápolis após o despejo irregular.
A decisão foi adotada para tentar fazer com que a prefeitura realize as adequações necessárias nos tratamentos de esgoto na cidade. Já foram emitidas duas advertências e três de multas pela companhia contra a prefeitura referentes às atividades da ETE.
Denúncias recebidas pelas EPTV, afiliada da TV Globo, apontaram a presença de espuma no ribeirão e o despejo irregular do esgoto. Em imagens feitas pela produção, foi registrada a escuridão e poluição da água, espuma espessa e acumulada, além de uma tubulação quebrada despejando esgoto no afluente.
Ribeirão Cachoeira, em Iracemápolis, deságua no Rio Piracicaba e está coberto por espuma, causada pelo despejo irregular de esgoto
Edijan Del Santo/EPTV
Prefeitura diz que investiga
A prefeitura informou que a equipe do Departamento de Água e Esgoto e do Departamento de Meio Ambiente estão investigando as causas do excesso de espuma no ribeirão.
A administração também afirmou que “a lagoa de tratamento de esgoto está com seu tratamento funcionando normalmente, com laudo de eficiência testado mensalmente e disponível para todos no site do município”, acrescentou.
O diretor de Meio Ambiente e Agricultura de Iracemápolis, Rodrigo Portela Dias Valdanha, disse à EPTV que a tubulação que foi encontrada quebrada é fruto de um ato de vandalismo.
Estação de Tratamento em Iracemápolis com despejo irregular de esgoto
Edijan Del Santo/EPTV
Cetesb cita despejo de esgoto
Em nota, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) de Limeira explicou que a formação da espuma acontece devido ao despejo do esgoto vindo da ETE de Iracemápolis, que não apresenta tratamento suficientemente eficaz.
Ainda segundo a companhia, já foram aplicadas duas advertências e três de multas devido às irregularidades constatadas na operação do sistema de coleta, afastamento, e tratamento dos esgotos da cidade.
“A situação, mesmo com as penalidades aplicadas e exigências técnicas feitas, não foi resolvida, então, a Cetesb, na busca de que a Prefeitura efetue a adequação do tratamento dos esgotos, suspendeu o licenciamento de novos loteamentos que pretendam lançar os esgotos na rede pública”, informou a companhia.
Ribeirão Cachoeira, em Iracemápolis, coberto por espuma que é causada pelo despejo irregular de esgoto
Edijan Del Santo/EPTV
Problema antigo
O problema relacionado ao despejo irregular de esgoto no afluente não é recente. Nos últimos anos, foram registradas diversas denúncias a respeito da contaminação e determinações do poder público a respeito.
Em 20 de outubro de 2023, a juíza Sabrina Martinho Soares, da Vara da Fazenda Pública de Limeira, concedeu uma liminar à Promotoria e fez as seguintes determinações:
Que a Prefeitura de Iracemápolis faça uma avaliação geral de seu sistema de tratamento de esgoto, para identificar eventuais falhas e realizar a correção delas;
Que comprove, mensalmente, por meio de laudos de análise, a eficiência do tratamento de esgoto e atendimento a padrões de qualidade, e realize monitoramento e manutenção constante;
Que pare imediatamente o lançamento irregular de esgoto sem tratamento no Ribeirão Cachoeira ou qualquer outro corpo d’água, sob pena de multa diária de R$ 1 mil.
Prefeitura de Iracemápolis não cumpre prazo para solução de tratamento de esgoto
Em janeiro de 2020, a EPTV mostrou que a Prefeitura de Iracemápolis tinha descumprido um acordo com o Ministério Público para deixar de realizar o despejo em 90 dias.
Em setembro de 2022, a Cetesb informou ao g1 que aplicou um total de R$ 448 mil em multas devido a irregularidades na operação da ETE no período de seis anos.
Em 2022, a Guarda Civil Municipal de Piracicaba divulgou em três diferentes datas que flagrou despejo de resíduos originados pela estação. Veja abaixo:
30/08/2022: Pelotão Ambiental flagra despejo de estação de esgoto em afluente do Rio Piracicaba
19/09/2023: Guarda Municipal flagra despejo de esgoto de estação em afluente do Rio Piracicaba
06/10/2023: Pela segunda vez em um mês, Guarda flagra despejo de esgoto em afluente do Rio Piracicaba
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.