Ainda conforme a Defesa Civil, a média de chuvas para novembro em Sorocaba é de 131,5 mm. Em nove dias, a cidade registrou 223,8 mm e chegou a liderar o índice estadual. Imagens aéreas mostram pontos de alagamentos em Sorocaba após temporal
Em menos de dez dias, choveu 70% a mais do que era esperado para todo o mês de novembro em Sorocaba (SP). De acordo com a Defesa Civil de SP, o volume de chuvas atingiu 223,8 milimetros neste sábado (9).
📲 Participe do canal do g1 Sorocaba e Jundiaí no WhatsApp
O temporal que atingiu o município entre a madrugada de quinta-feira (7) e sexta (8) deixou estragos, alagou avenidas e ao menos 23 pessoas ficaram desalojadas. A Defesa Civil do estado, no entanto, divulgou que 40 moradores precisaram deixar suas casas devido à chuva.
FOTOS: veja imagens dos estragos na região
Imagens aéreas mostram pontos de alagamentos
Ainda conforme a Defesa Civil, a média de chuvas para novembro em Sorocaba é de 131,5 mm. Em nove dias, a cidade registrou 223,8 mm e chegou a liderar o índice estadual.
Parque das Águas, em Sorocaba (SP) ficou tomado pela água após a chuva
FlysDrone/Divulgação
138 mm em apenas 48h
De acordo com a Defesa Civil Estadual, choveu 138 milímetros nas últimas 48 horas. Segundo a prefeitura, o Rio Sorocaba ficou 2,3 metros acima do nível normal durante a madrugada. Pela manhã de sexta-feira, o rio estava a 1,4 metros acima do nível normal.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Sorocaba, 23 pessoas estavam desalojadas na cidade até a noite desta sexta-feira. Ainda conforme o Executivo, elas estão abrigadas provisoriamente na rede hoteleira da cidade. Não há informações sobre de que bairros são as pessoas.
Temporal provoca alagamentos e volta a interditar a Avenida Dom Aguirre em Sorocaba
Trânsito caótico
A Avenida Dom Aguirre, uma das principais vias de Sorocaba, alagou duas vezes devido às fortes chuvas na quinta e sexta-feira.
O local foi interditado na noite de quinta. Conforme apurado pela TV TEM, a via foi liberada por volta das 9h e registrou diversos pontos de congestionamento ainda durante a manhã.
Chuva afetou Avenida Dom Aguirre, em Sorocaba (SP)
Fábio Modesto/TV TEM
Durante à tarde, a via voltou a ficar alagada por causa do temporal. A avenida ficou interditada entre as praças Dom Tadeu Strunk e Lions e entre a Praça Lions e a Rua Porfírio Loureiro.
Ainda na manhã deste sábado, equipes da prefeitura trabalhavam para liberar a Dom Aguirre.
Avenida Dom Aguirre foi totalmente interditada após rio Sorocaba transbordar na noite de quinta-feira (7)
Antônio Ferreira/TV TEM
Rio Sorocaba sobe, atinge casas e deixa desabrigados nesta sexta-feira
Atendimento às famílias
As Casas do Cidadão Nogueira Padilha e Ipiranga foram abertas para acolher famílias que tiveram as casas atingidas por alagamentos e precisam de suporte em Sorocaba. Segundo a prefeitura, a Secretaria da Cidadania atua para atender e contabilizar a quantidade de famílias assistidas.
A prefeitura orienta a população a não trafegar em áreas alagadas. Em situações de emergência, os moradores podem entrar em contato pelo canais do Corpo de Bombeiros (193) ou da Defesa Civil (199).
Em caso de tempestade, siga as seguintes orientações:
Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques;
No momento da chuva, mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs;
Evite tomar banho;
Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos;
Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas;
Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta;
Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM