Área mais afetada nas primeiras horas da manhã foi o bairro Distrito Industrial com níveis de poluição em 85.3µg/m³. Manaus amanhece com qualidade do ar ‘muito ruim’ devido a fumaça neste sábado (9)
Sabrina Rocha/g1 AM
Manaus amanheceu, neste sábado (9), com a qualidade do ar considerada “muito ruim”, devido à fumaça, segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva). A ferramenta identificou níveis elevados de poluição, especialmente em bairros das zonas Sul e Centro-Sul da cidade.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
Por volta das 7h40, o bairro mais afetado foi o Distrito Industrial, na Zona Sul, onde os índices de poluição chegaram a 85,3 µg/m³. Para se considerar que a qualidade do ar é boa, o índice deve estar entre 0 e 25 µg/m³ (microgramas por metro cúbico de ar).
O g1 entrou em contato com a Defesa Civil do Amazonas e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema) para esclarecer a causa do novo registro de fumaça e aguarda retorno.
Nos últimos três meses, a cidade tem enfrentado episódios recorrentes de fumaça. Em setembro e outubro, o fenômeno foi provocado por queimadas no Sul do Amazonas. Neste mês de novembro, a neblina que encobriu a cidade tem origem em queimadas registradas no Baixo Amazonas e na Calha do Tapajós, no oeste do estado do Pará.
Estado de emergência
O Amazonas está em estado de emergência ambiental por conta das queimadas. O problema começou em julho e chegou ao seu ápice nos meses de agosto e setembro, quando uma onda de fumaça atingiu todas as 62 cidades amazonenses. No período, uma mancha de fogo com cerca de 500 quilômetros de extensão também chegou a cobrir o estado.
Nuvem de fumaça deixa Parintins em alerta