Um avião de pequeno porte foi visto pousando na Praia do Sonho, em Palhoça, na tarde deste sábado (10), por volta das 14h. O pouso de emergência foi realizado após pessoas que estavam no local terem relatado ouvir um “barulho estranho”.
O pouso forçado da aeronave assustou quem passava o dia na praia. De acordo com Fatiane Silveira, que presenciou a cena, o monomotor voava baixo, o que causou estranheza.
“Quando avistei ele [o avião] já estava sem o barulho do motor ou com o motor falhando. Tinha várias famílias ali e bastante crianças. O pessoal se assustou porque passou bem próximo de nós”, conta.
Ainda, ela relata que foi possível ver o momento em que o piloto derrapou sobre a areia para que, enfim, os tripulantes pudessem descer.
“Logo o piloto conseguiu fazer o pouso mais a frente. Deu um derrapada e parou”, explica.
Um vídeo do momento em que o avião faz o pouso de emergência em praia de SC circula pelas redes socias. Nele é possível perceber o “barulho estranho” que as pessoas presentes na Praia do Sonho dizem ter ouvido – um som de falha.
Conforme a consulta da matrícula PT-NYV, disponível no sistema da Agência Nacional de Aviação Civil, o monomotor tem quatro assentos e suporta três passageiros, além do piloto.
O registro mostra que a aeronave pertence a uma empresa de Biguaçu e a situação de aeronavegabiidade consta como normal.
Pouso de emergência em praia de SC não teve feridos
Com o sucesso do pouso forçado, mesmo em uma faixa de areia, os tripulantes não ficaram feridos, dizem testemunhas.
Apesar do susto, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina não registrou nenhuma ocorrência relacionada ao fato. Assim como a Polícia Militar de Palhoça, que confirmou não ter sido acionada até o início da noite deste sábado (10).
A reportagem não conseguiu contato com o Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina.
A aeronave foi retirada do local com a ajuda de uma caminhonete.