Na última quarta-feira (14), Jaguariúna alcançou a primeira colocação na Região Metropolitana de Campinas no ranking do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023. A cidade conquistou o 1º lugar tanto nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano) quanto nos anos finais (do 6º ao 9º ano) do ensino fundamental na RMC. No estado de São Paulo,o município obteve o 8º lugar entre as 645 cidades avaliadas.
Nos anos iniciais, Jaguariúna, sob a administração do prefeito Gustavo Reis, registrou uma nota de 7,6 pontos. Para os anos finais, a cidade alcançou uma nota de 6,1.
Embora o município tenha atingido a meta de 6 pontos nos anos iniciais, não conseguiu alcançar o desempenho desejado para os anos finais e o ensino médio. Mesmo assim, o município apresentou resultados superiores aos de várias outras cidades do país.
“Estamos extremamente orgulhosos com o resultado de Jaguariúna no IDEB, conquistando o 1º lugar entre as cidades da Região Metropolitana de Campinas e o 8º no Estado de São Paulo. Esse reconhecimento é fruto do comprometimento de toda a nossa comunidade escolar, desde os professores e gestores até os alunos e suas famílias. Investimos em uma educação de qualidade, com infraestrutura adequada, formação continuada dos educadores e programas que estimulam o aprendizado. Este resultado nos motiva a continuar avançando e buscando cada vez mais excelência na educação de nossas crianças e jovens. Jaguariúna está no caminho certo”, afirmou o prefeito Gustavo Reis.
A cidade também foi reconhecida com o Prêmio Cidades Excelentes, destacando-se como a Melhor Educação e Melhor Gestão do Estado de São Paulo.
O investimento na educação em Jaguariúna tem sido significativo nos últimos anos, com ênfase no planejamento da gestão, formação continuada dos professores, monitoramento dos índices educacionais e aprimoramento dos materiais didáticos.
“A excelência que conquistamos é resultado de um trabalho coletivo e dedicado. Esse desempenho demonstra o envolvimento e a competência de todos os profissionais da educação de Jaguariúna. A análise criteriosa dos resultados das avaliações externas tem sido fundamental para refletirmos sobre nossas práticas pedagógicas e aprimorarmos o ensino e a aprendizagem”, declarou a secretária de Educação de Jaguariúna, Célia Leão.
IDEB reforça nota do Tribunal de Contas
No começo deste ano, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo elevou a nota do Índice de Efetividade da Gestão Municipal para Jaguariúna, abrangendo diversas áreas, incluindo a Educação. A nota do município passou de C+ (em fase de adequação) para B (efetiva).
O que é o IDEB?
O IDEB, ou Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, é um indicador criado pelo Ministério da Educação do Brasil em 2007, com o objetivo de medir a qualidade da educação nas escolas públicas e privadas do país, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio.
O cálculo do IDEB é baseado em dois fatores principais: o desempenho dos alunos em provas padronizadas, como a Prova Brasil e o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que avaliam competências em disciplinas como português e matemática; e a taxa de aprovação dos alunos, que considera a porcentagem de estudantes que avançam para o próximo ano letivo sem repetência. O IDEB é divulgado a cada dois anos.
Quer ficar por dentro das principais notícias do dia?Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp