Michael do Carmo da Silva, vulgo MK, morreu durante confronto de criminosos com a Polícia Militar. O homem, que usava tornezeleira eletrônica, já havia sido preso por tráfico de drogas em 2019. Ônibus é incendiado após morte de traficante em Vila Velha, ES
Um homem de 34 anos, apontado como integrante do Primeiro Comanda de Vitória (PCV), morreu em confronto com a polícia, na noite desta sexta-feira (9) em Cobi de Cima, Vila Velha, na Grande Vitória. Em resposta a morte de Michael do Carmo da Silva, vulgo MK, criminosos incendiaram um ônibus transcol e atearam fogo em entulhos e pneus na região (assista acima). Até a publicação desta respostagem, ninguém foi detido.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Segundo o Boletim Unificado (BU) da Polícia Militar, Michael era líder do tráfico de drogas de bairro Jardim Botânico, em Cariacica, na Grande Vitória, e também de Cobi de Cima, onde o confronto ocorreu.
Consta no documento, que a operação começou quando a corporação recebeu informações de que líderes da organização criminosa estavam armados e reunidos próximos à escadaria do ‘Cajá’, em Cobi de Cima. De imediato, os policiais dividiram-se em duas equipes para realizar o cerco na área.
Durante a abordagem, uma das equipes se deparou com cerca de nove indivíduos armados em um beco. Ao perceberem a presença policial, os indivíduos tentaram fugir, alguns subindo em direção a uma área de mata no alto do morro.
A segunda equipe da PM foi deslocada para o local e iniciou um cerco na área de mata para impedir a fuga dos criminsos. No alto do morro, próximo a uma casa abandonada e a uma pedra, os militares encontraram vários indivíduos armados, que dispararam contra os policiais, dando inicío ao confronto.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
Após o disparos, Michael do Carmo da Silva foi encontrado com ferimentos de arma de fogo. O homem portava uma pistola calibre 9mm personalizada (veja abaixo), munição e carregadores.
Arma personalizada foi apreendida com traficante morto em confronto em Vila Velha, ES
Segundo o BU, Michael foi socorrido e levado ao Hospital Evangélico, localizado em Vila Velha, mas não resistiu aos ferimentos. A arma e a munição apreendidas foram entregue na Delegacia Regional da Vila Velha.
Questionada sobre o confronto, a Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação do Serviço de Investigações Especiais (SIE) do Departamento Especializado de Homicídios e Proteção à Pessoa (DEHPP), que investiga ocorrências de confronto com agentes de segurança do Estado.
O corpo de Michael foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares.
O material apreendido será encaminhado para o setor do Departamento de Criminalística – Balística, da Polícia Científica (PCIES).
LEIA TAMBÉM:
Policial penal é preso em operação do MP suspeito de participar de esquema de morte em presídio no ES
VÍDEO: Marujo, criminoso mais procurado do Espírito Santo, é preso durante operação policial
Irmão de traficante mais procurado do ES é preso em casa debaixo de lençol
Ônibus incêndiado
Segundo a Secretaria de Justiça do Espírito Santo (Sejus), Michael deu entrada no sistema prisional do estado em maio de 2019 por tráfico de drogas. Em junho de 2022, ele foi solto por meio de alvará expedido pela Justiça e era monitorado por uma tornezeleira eletrônica.
Criminosos atearam fogo em ônibus, pneus e entulhos em resposta à morte de traficante no Espírito Santo
Reprodução/TV Gazeta
Em resposta à morte do traficante, criminosos incendiaram um ônibus no bairro Cobi de Cima, além de atearem fogo em pneus e entulhos no bairro São Torquarto, próximo onde o confronto ocorreu (assista vídeo no início da reportagem).
Já em Jardim Botânico, Cariacica, criminosos fecharam o acesso ao bairro e também atearam fogo em entulhos na região.
Na madrugada de domingo (10), de acordo com o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo (CBES) estava limpando o local e equipes policiais reforçavam a segurança da região (assista abaixo).
Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, comenta sobre ação criminosa
”3h30 da manhã. Estamos aqui na rua César Alcure, em São Torquarto, onde traficantes da região de Cobi de Cima, atearam fogo nesses entulhos e quebraram alguns vidros na pista. Estamos aqui com o apoio do Corpo de Bombeiros, limpando toda a pista, e mantendo a segurança na região”, explicou.
Segundo a Polícia Civil, ninguém foi detido até a publicação desta reportagem. O caso seguirá sob investigação da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Contra o Transporte de Passageiros (DRCCTP).
O g1 questionou se a circulação de ônibus no bairro está normalizada nesta sábado (10), mas não obeteve retorno da Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado do Espírito Santo (Ceturb-ES).
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo