Santa Catarina está entre os 24 estados que não atingiram a meta do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador de qualidade da educação básica brasileira, no ensino médio em 2023. Ficando 28% abaixo do esperado, o estado atingiu a nota de 3,8, enquanto o esperado era, no mínimo, 5,3. Diante desse cenário, a rede de ensino catarinense passa a ocupar a 10ª posição no ranking elaborado pelo MEC (Ministério da Educação).
As metas do MEC foram criadas em 2005 para o período de 2007 a 2021. Entretanto, em decorrência da pandemia, o objetivo estabelecido para 2021 acabou sendo postergado. Somente Goiás, Pernambuco e Piauí conseguiram atingir os valores estipulados.
Os números levam em conta a pontuação de escolas públicas e privadas do estado. Em Santa Catarina, a melhor pontuação foi de estudantes de anos iniciais do ensino fundamental (6,4). Esse valor, no entanto, ainda ficou aquém do esperado.
A reportagem do ND Mais entrou em contato com a Secretaria de Estado da Educação para comentar os resultados e aguarda retorno.
Como é calculado o Ideb
O Ideb varia numa escala de 0 a 10. O índice é calculado a cada dois anos e utiliza duas variáveis: as notas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a quantidade de alunos aprovados.