O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, determinou nesta quarta-feira (14) a prisão de Allan dos Santos e Oswaldo Eustáquio. A investigação aponta que os blogueiros usavam as redes sociais para atacar contra a democracia. Ambos são considerados foragidos da Justiça e estão fora do país.
Conforme os investigadores, Allan dos Santos está nos Estados Unidos e Oswaldo Eustáquio na Espanha. Allan é investigado pelos crimes de obstrução de justiça, ameaça e crimes contra a honra. Oswaldo é investigado por corrupção de menores, já que estaria utilizando o perfil da filha para fazer postagens nas redes.
Casa de Oswaldo Eustáquio foi alvo de busca da PF
Na manhã desta quarta-feira, a Polícia Federal realizou uma operação na casa da esposa de Oswaldo Eustáquio, em Brasília. A operação teve o apoio da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) e do Conselho Tutelar. Sandra Mara, sua esposa, e Marina, sua filha, tiveram suas redes sociais bloqueadas e o celular da filha foi apreendido.
Segunda a investigação, Oswaldo utilizava o perfil de sua filha menor de idade no X para expor e intimidar policiais federais e seus familiares, que atuam em inquéritos no STF contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A ideia do blogueiro, segundo a Polícia Federal, era ocultar a autoria de postagens criminosas, valendo-se do fato de que, por se tratar de um perfil de uma menor de idade, eles não seriam punidos pelas publicações.
A filha de Eustáquio já havia sido alvo de bloqueio de contas bancárias, também emitido por Moraes. O ministro alegou, em dezembro de 2023, que a conta da filha estava sendo utilizada para enviar dinheiro para o blogueiro no exterior.
O blogueiro é considerado foragido da justiça desde dezembro de 2022, quando teve prisão decretada no inquérito sobre atos antidemocráticos.
Operação Disque 100
A operação foi batizada de “Disque 100“, em referência ao Disque Direitos Humanos, serviço de utilidade pública do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, voltado para denúncias de violações de direitos.
O Disque 100 é o principal canal de denúncias que atingem populações em situação de vulnerabilidade social, como crianças e adolescentes.