Temperaturas vão subir gradativamente a partir desta quarta-feira (14), após segunda (12) e terça (13) terem bastante frio. Há, inclusive, uma onda de calor prevista para a próxima semana. Previsão do tempo: frio dá trégua e temperaturas começam a subir no Vale do Paraíba e região
Claudio Vieira/PMSJC
Após pelo menos quatro dias de frio, com direito até a temperaturas negativas em Campos do Jordão, o Vale do Paraíba e região terão um aumento gradativo das temperaturas a partir desta quarta-feira (14).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
De acordo com o Clima Tempo, portal especializado em meteorologia, a frente fria que provocou o tempo gelado nos últimos dias perdeu força e uma nova fase de calor se aproxima.
A manhã desta quarta-feira (14) começou com frio, assim como nos últimos dias, mas a diferença é que as temperaturas máximas previstas estão muito maiores e o dia vai esquentar nas próximas horas.
A partir de quinta-feira (15), a manhã já começará com temperaturas mais altas e o frio vai embora de vez. A sensação de calor aumentará gradativamente até o fim da semana, quando está previsto o início de uma onda de calor.
“Depois de um período de frio intenso, o Brasil se prepara para um retorno significativo do calor em amplas áreas do país. Uma nova e forte massa de ar quente está se estabilizando na região central, favorecendo a elevação das temperaturas e criando um cenário de verdadeira ‘gangorra’ térmica em algumas regiões”, explica o portal.
O Clima Tempo, inclusive, alerta para essa ‘gangorra’ no clima. Após o frio forte, a semana no Vale e região deve terminar com máximas superiores a 30°C. Essa mudança pode provocar consequências à saúde.
“Uma nova massa de ar quente se estabelece no Brasil, com características similares a das últimas ondas de calor. Este sistema está sendo impulsionado pela formação de uma alta pressão em médios níveis da atmosfera, o que intensifica a circulação de ventos quentes do interior do país, deixando o tempo mais seco e com temperaturas elevadas. A umidade relativa do ar, que já está em níveis baixos, deve cair ainda mais nos próximos dias, aumentando o desconforto e os riscos à saúde”, alerta o Clima Tempo.
Veja como fica a previsão do tempo na região
Aumento de temperaturas
O aumento da temperatura na região a partir desta quarta-feira (14) fica claro a partir dos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nesta quarta, o dia começou frio como nos últimos dias, com direito a geada em Campos do Jordão. A cidade mais gelada da região registrou mínima de 3,3°C durante a madrugada.
Bragança Paulista, na região bragantina, registrou 6,5°C, e Cachoeira Paulista, no Vale do Paraíba, teve mínima de 7,4°C, mantendo a média dos índices dos últimos dias.
A grande diferença nesta quarta-feira em relação aos últimos dias, porém, está nas máximas. O calor vai ser mais sentido ao logo do dias.
Enquanto atingiu 17°C de máxima na terça, Bragança Paulista pode chegar aos 28°C nesta quarta.
Cachoeira Paulista teve máxima 20,7°C na terça-feira e tem máxima prevista de 25°C nesta quarta. Até Campos do Jordão tem mudança significativa – parte de 14,7°C na terça para 20°C na quarta.
A partir de quinta-feira (15), tantos as mínimas quantos as máximas aumentam. Veja:
Bragança Paulista: 12°C / 30°C
Cachoeira Paulista: 13°C / 31°C
Campos do Jordão: 4°C / 19°C
Maior cidade da região com estação meteorológica do Inmet, Taubaté não teve as temperaturas registradas nos últimos dias, mas tem máxima prevista de 30°C a partir de quinta-feira (15).
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina