Ideb: qualidade da educação no ensino fundamental sobe nos anos iniciais e cai nos finais

Ministro da Educação apresenta os dados do Ideb 2023Reprodução/Youtube

A qualidade da educação brasileira na rede pública e privada demonstrou uma melhora nos anos iniciais do ensino fundamental, mas piorou nos anos finais desse ciclo, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023.

Segundo os resultados divulgados pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta quarta-feira (14), nos anos iniciais do ensino fundamental, o Ideb nacional foi de 6 – ou seja, um aumento em relação a 5,8 (em 2021) e 5,9 (em 2019). Nos anos finais desse ciclo, o índice foi de 5, ante 5,1 no levantamento de 2021.

Ideb

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica pública e privada no país, com uma escala que varia de 0 a 10. A cada dois anos, ele é calculado para os anos iniciais e finais dos ensinos fundamental e médio.

Para calcular o Ideb, O MEC considera as notas dos estudantes na prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que foi aplicada nos meses de outubro e novembro do ano passado, e os índices de aprovação, compilados pelo Censo Escolar.

*Matéria em atualização

Quer ficar por dentro das principais notícias do dia? Clique aqui e faça parte do nosso canal no WhatsApp

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.