Termo cunhado por Sílvio Meira contempla três dimensões: física, digital e social A segunda edição do Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu – acontece entre os dias 28 de agosto e 1.º de setembro, pautando o tema “Amor, Literatura e Diversidade”. O Festival, que ocorre tanto de forma presencial, no Centro Histórico do município, quanto on-line, foi denominado como “figital”, termo que denota que o espaço é formado por três dimensões: a física, a digital e a social.
Equipamento de tecnologia de ponta permite que o 2.º Fliparacatu também aconteça além do espaço físico
Ranch Films
De acordo com o cientista e escritor Silvio Meira, o espaço figital é aquele que combina essas dimensões. A física refere-se ao mundo antes da chegada dos primeiros computadores e equipamentos eletrônicos de processamento de informação; enquanto a digital começou a aparecer na década de 1970 com os computadores e teve continuidade nos anos seguintes, com o advento de tecnologias como os celulares e os CDs. Já a dimensão social é aquela que aparece na década de 1990, com o surgimento da internet comercial, e torna-se universal depois dos anos 2000.
Dessa forma, é possível acompanhar o 2.º Fliparacatu em suas redes sociais, Instagram, X (antigo Twitter), Facebook, Tiktok, e também pelo canal oficial do Fliparacatu.