
Mais de 1,4 milhão de pessoas caíram na malha fina do Imposto de Renda neste ano, segundo a Receita Federal. O número equivale a 3,2% do total de declarações e serve de alerta para os erros mais comuns cometidos pelos contribuintes ao entregarem a sua declaração.

Mais de 1,4 milhão de pessoas caíram na malha fina do IR em 2024 – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND
Confira os principais erros de quem caiu na malha fina do IR 2024
1 – Deduções com despesas médicas
As deduções relacionadas a despesas médicas ganharam o topo da retenção de declarações neste ano. Elas correspondem a mais de 51% do total de retenções.
2 – Omissão de rendimentos
Não declarar rendimentos dos titulares ou dos dependentes também faz muita gente cair na malha fina. Este é o segundo principal erro, com 27,8% das retenções.
3 – Incompatibilidades no Imposto Retido na Fonte
Do total de retenções, 9,4% ocorreram pela identificação de diferenças entre os valores declarados pelo contribuinte e os informados pelas fontes pagadoras.
4 – Deduções de incentivo
Essa modalidade, que inclui doações a fundos de apoio à criança e incentivo à cultura, por exemplo, foi responsável por 2,7% das retenções.
Como sair da malha fina da Receita Federal
Cair na malha fina não é agradável, mas tem solução. Para isso, o contribuinte precisa corrigir o erro na declaração ou, ainda, comprovar as informações declaradas. Isso pode ser feito pelo site ou aplicativo “Meu Imposto de Renda”, que também permite verificar o motivo da retenção no serviço “Pendências de malha”.
*Com informações do Portal R7.