
E os domingos, hein? Assanhadinhos! Este não foge ao movimento e entra na disputa forte com o sábado e sexta. Confira aqui na agenda cultural algumas boas dicas pinceladas entre o balaio de agendas legais que estão pilhando essa cidade.
AGENDA CULGURAL DOMINGO (29/09)

Bloco Filhas e Filhes de Eva leva seu cortejo festivo para a Avenida Pequeno Príncipe, no Campeche. – Foto: Grazie Mile/Divulgação
FILHAS E FILHES DE EVA NO CAMPECHE
O Bloco Filhas e Filhes de Eva chega neste domingo no Campeche para mais um cortejo sonoro, a partir das 11h30, na Avenida Pequeno Príncipe. O trajeto começa na Eden Beer e conclui no Parque Cultural Campeche (Pacuca). O evento faz parte de uma série de quatro apresentações que visam celebrar mulheres cujas trajetórias impactaram profundamente a cena cultural local. E nesta edição a homenageada é a Mestra Elma Silva Weba, fundadora do grupo nZambi.
MOSTRA DE CINEMA JAPONÊS
Tem encerramento da Mostra de Cinema Japonês de Florianópolis neste domingo e o negócio é aproveitar para não chorar depois. É chegar no Museu da Imagem e do Som (MIS/SC), no CIC, para assistir os filmes “Lanchonete Kamome”, de Naoko Ogigami, às 16h, e “Summer Blooms”, de Ryutaro Nakagwa, às 19h.
CONFLUIR TAMBÉM SE DESPEDE
Para encerrar no domingo, o Festival Multicultural Confluir programou o show das Pastorinhas do Samba de Florianópolis, às 15h, e a palestra “Viver e Construir Sustentável” com a arquiteta e urbanista Thaísa Kleinübing, a partir das cinco da tarde. Tanto o show quanto a palestra são gratuitos e livre para todas as cidades. É só chegar no OKA Floripa, no Campeche.
PRETAS POWER
As pretas estarão no comando da pista e dos sentidos neste domingo no Bugio Centro. O projeto Pretas Power promove uma edição especial de funk a partir das 15h. Vai ter roda de conversa sobre empoderamento feminino com Dudazzone e Pique Cigana, oficina de dança com Lana Luh, além de muita música com MC Clandestina, Re Moraes, Taye Ritsuka e muito mais.

Camélia Martins – Foto: Foto: Divulgação
CANTA, CAMÉLIA!
E no Rancho do Bastião, no Sambaqui, a missa de domingo terá a graça do samba da cantora Camélia Martins. A partir das 19h30.
AUDIÇÃO PRÊMIO JULIO LEMOS DESTERRO AUTORAL
Raça boa que curte música autoral. Neste domingo tem a primeira audição do Prêmio Julio Lemos do projeto Desterro Autoral, a partir das 18h, com entrada livre, na Célula Cultural, no Bairro João Paulo. Serão 10 bandas participantes que farão breves apresentações para mostra o seu melhor e seguir para a final.

Mateus Costa e Fernanda Rosa formam o duo A Corda Em Si, que estará neste domingo no Cinema do CIC – Foto: DIVULGAÇÃO/ND
UM ESPETÁCULO NO ESCURO!
O duo A Corda em Si apresenta neste domingo o primeiro dos dois shows “LivreMente – Um Espetáculo no Escuro”, a partir das 17h no Sala de Cinema Gilberto Gerlach (CIC). Eles voltam na segunda para a segunda sessão, às 19h. Os ingressos estão à venda na plataforma Sympla.
O show acontece em blackout com a plateia vidente vendada e conduzida pelo cinema por monitores de mobilidade através de um piso tátil. Todas as ações no palco são audiodescritas por uma narradora. E o show acontece em formato duo por A Corda em Si na formação de contrabaixo acústico e voz, em um repertório de músicas autorais com algumas releituras da MPB.