O conflito entre o atual prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), e o ex-prefeito Gean Loureiro (União Brasil), também chegou aos bastidores da Justiça Eleitoral, principalmente devido a postagens nas redes sociais.
O PSD entrou com uma representação contra Gean, que, embora não possa se candidatar este ano, vem promovendo vídeos políticos intitulados “Papo Reto” contra Topázio.
O juiz eleitoral Marcelo Pizolati negou o pedido inicial do PSD, mas o MPE (Ministério Público Eleitoral) argumentou que as publicações têm caráter eleitoral e prejudicam o atual prefeito, solicitando multa de R$ 30 mil.
“O conteúdo em questão foi impulsionado e nitidamente não promove nem beneficia o pré-candidato opositor e atual prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto. Ao contrário, a indigitada publicação incute a ideia de não voto no pré-candidato adversário, prejudicando-o, sendo, portanto, vedado o seu impulsionamento pela legislação eleitoral”, aponta o parece do MPE.
Direita trans e desistência em Itajaí
O candidato a vereador de Itajaí, Leonardo Angioletti (PL), colocou fogo na disputa. Filho do candidato a vice-prefeito, também pelo PL, Rubens Angioletti, Leonardo anunciou a sua desistência de concorrer na eleição e saiu atacando companheiros de partido.
Ele criticou o que seriam os candidatos “direita trans”, que só apoiam ou passaram a apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro a partir de 2022 pensando em 2024.
Leonardo prometeu atrapalhar aqueles que desejam “surfar a onda” do bolsonarismo.
Prêmio nacional ao Vigia
O Vigia, sistema de Inteligência Artificial desenvolvido pelo TCE (Tribunal de Contas de Santa Catarina), que permite a análise de todos os editais de licitação em andamento no Estado, está entre os três melhores do país de acordo com o Prêmio de Excelência em Governo Digital.
O programa catarinense disputou na categoria Solução de Governo Digital Baseada em Inteligência Artificial. O prêmio foi entregue pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação e pelo Ministério da Economia.
Mais vagas para deputados
Na audiência pública da CCJ da Câmara dos Deputados, o deputado Pezenti (MDB-SC) defendeu o projeto de lei 148/2023, que propõe a redistribuição automática das cadeiras no parlamento com base no último censo do IBGE.
A proposta beneficiaria Santa Catarina, aumentando, em quatro, as vagas no Legislativo Federal a partir de 2027. O relator, deputado Danilo Forte (União-CE), destacou que o STF deu prazo até 30 de junho do ano que vem para que o Congresso faça a redistribuição. Caso contrário, o TSE tomará a medida.
Dissolução de executiva municipal do PL
O juiz Sebastião Ogê Muniz, do TRE-SC, solicitou urgência à comissão e à direção estadual do PL de Santa Catarina para responder ao mandado de segurança impetrado por Vilmar dos Santos.
Ele questiona a dissolução da comissão executiva municipal do PL de São Cristóvão do Sul, ocorrida às vésperas da convenção partidária. Vilmar alega que foi surpreendido com a nomeação de uma nova executiva dois dias antes da convenção, sem direito ao contraditório e à ampla defesa.