O aplicativo gratuito Truecaller surgiu com a promessa de que ajudaria a bloquear chamadas indesejadas de números desconhecidos. Contudo, vários usuários estão reclamando nas redes sociais que o número de “spans” só aumentou depois que o instalaram.
O aplicativo pede que o usuário registre um e-mail e dê acesso à sua lista de contatos.
Segundo o diretor de resposta a incidentes da Kaspersky para a América Latina, Eduardo Chavarro, a ferramenta possui um banco de dados, usados para armazenar informações e bloquear os números que são considerados indesejados.
Ou seja, não é uma boa opção caso deseje manter seus contatos de forma sigilosa.
“A verdade é que esses aplicativos podem funcionar, mas o maior risco é que, para gerar esse grande banco de dados e reconhecimento de números, essas plataformas acessam seus contatos com número e nome. Assim, você pode colocar seus contatos em risco sem o consentimento deles”, disse Chavarro ao El Espectador.
Como parar de receber ligações sem o app Truecaller?
Para combater as ligações e manter seus dados sigilosos, Chavarro recomenda manter os dispositivos móveis com as atualizações mais recentes do sistema operacional, seja Android ou iOS.
Segundo o especialista, as empresas estão constantemente trabalhando para detectar e sinalizar automaticamente spam de chamadas suspeitas, alertando o usuário com notificações na tela.
Além disso, Chavarro oferece algumas dicas para reduzir os riscos com chamadas suspeitas:
- Denunciar e bloquear ligações suspeitas;
- Não clicar em links recebidos por SMS;
- Não interagir e desligar para evitar novas chamadas;
- Ligar para o banco caso receba um SMS ou ligação relacionada a contas bancárias.