
O Avaí segue invicto jogando em casa na Série B 2025. Foram seis jogos até então, com quatro vitórias e dois empates. 14 dos 19 pontos conquistados pela equipe foram sob seus domínios, ou seja, 73% da campanha positiva do Avaí foi na Ressacada. Diferente de outros anos, o estádio do Leão voltou a ser um ponto forte da equipe, mas algo tem chamado a atenção: a baixa presença de público mesmo com os resultados dentro de campo sendo diferentes neste início de temporada.

Torcida do Avaí tem deixado a desejar no início da Série B 2025 – Foto: Laysa Silva/AFC/ND
Nas seis primeiras rodadas da Série B 2025, o Avaí levou ao estádio da Ressacada 38.036 torcedores, ou seja, uma média de 6.339 presentes por partida. O número é inferior ao da temporada passada, quando a equipe também teve uma arrancada no início da Série B – 8.337 torcedores, porém é superior ao ano do centenário – 2023 – quando o Leão brigou contra o rebaixamento: 4.981 em seis rodadas.
Afinal, qual o motivo para o baixo público na Ressacada?
Os resultados dentro de campo que não apareceram em 2023 e 2024 na Série B podem ser um dos motivos do afastamento do público da Ressacada. O ano de 2025 entretanto começou diferente, com um título Catarinense conquistado e uma marca que deveria aumentar a presença do torcedor no estádio. Nesta temporada, o Avaí atingiu o número de 15 mil sócios e atualmente conta com 15.105 torcedores associados ao clube.

Torcedor avaiano comemorou e muito a conquista do 19º título catarinense, mas não tem abraçado a equipe neste início de Série B – Foto: Jorge Jr./ND
A reportagem do Grupo ND buscou entender este fator ouvindo diversos torcedores nos últimos dias e não houve um consenso com relação ao motivo para os baixos públicos no estádio da Ressacada, sendo que foram elencadas diversas questões que tem afastado o torcedor do clube.
Os principais motivos, giram em torno da localização do estádio e a mobilidade tanto para chegar, quanto para sair da Ressacada. Diversos foram os relatos de torcedores que levam cerca de duas a três horas apenas em seu deslocamento, fora o tempo da partida.

Estádio da Ressacada – Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C/ND
Outro motivo citado foi também os dias e horários das partidas, sendo que a equipe Azurra disputou até então cinco dos seis jogos que fez em casa durante finais de semana, alternando entre sábado e domingo.
Por último, a queixa com os resultados das últimas temporadas e com a atual gestão do clube também se fizeram presentes entre os torcedores como motivo de afastamento do estádio.
O que diz o clube?
Em contato com funcionários do Avaí responsáveis pelo relacionamento entre clube e torcida, o sentimento de que o público presente realmente é menor do que a expectativa gerada, seja pelos resultados em campo ou pelo aumento no número de sócios é real.
Segundo a coordenadora de relacionamento com os sócios e torcedores do Avaí Futebol Clube, Kaká de Paula, a confiança com o time do Avaí é algo que vem sendo retomada na conquista dos resultados dentro de campo.
“Com relação à média de público desse ano da Ressacada, a gente está fazendo uma análise bem profunda do que vem acontecendo. Os resultados nos últimos anos não vieram e isso naturalmente afastou o torcedor, deixando aquela sensação de desconfiança. Agora nós temos um time disputando a Série B e disputando bem, com o Jair Ventura temos apenas uma derrota e comprar a ideia desse time é uma questão de confiança. O torcedor tem que voltar a confiar no time do Avaí, não é nem uma questão de confiar no clube, mas sim no time, nos resultados”, relata Kaká.

Jair Ventura vem obtendo ótimos resultados à frente do Avaí – Foto: Fabiano Rateke/Avaí/ND
Kaká diz ainda que a preocupação interna com a aproximação entre clube e torcedores tem sido constante e o motivo dos baixos públicos é também fruto de estudo entre a direção do Leão da Ilha.
“Estamos sempre atentos às críticas, as sugestões e o que precisa ser melhorado, sendo na acessibilidade com relação aos sócios, com relação aos bares, banheiros ou para que o sócio possa se sentir cada vez mais à vontade, mais cômodo dentro do seu estádio, que é a sua segunda casa. Agora é uma preocupação nossa, estamos fazendo todo o estudo com relação ao público na Ressacada e cabe ao torcedor e ao clube buscar esse elo para que juntos a gente possa voltar a ter em nosso estádio um público que sempre foi fiel e que a gente sabe a importância do torcedor dentro da Ressacada, sendo sempre fundamental em momentos de grandes conquistas”, completou a profissional.
Outro funcionário que também deu sua versão foi o gerente de Marketing do Avaí, Thiago Pravatto, que relatou o mesmo sentimento de outras fontes ouvidas, de que a torcida do Avaí pode e deve se fazer mais presente na Ressacada.
“Confesso que esse assunto tem me tirado o sono também. Confrontando as informações internas que obtivemos a partir do estudo deste caso, eu trouxe mais especificamente o percentual de sócios que tem ido aos jogos, que ao meu ver, esse é o grande ponto de não ter um público melhor na Ressacada. Por exemplo: nos 6 primeiros jogos de 2024 na Ressacada pela Série B, 61% dos sócios vieram aos jogos. Nesse ano, nos 6 primeiros jogos na Ressacada, apenas 38% dos sócios vieram aos jogos”, relata Thiago.

Torcida do Avaí na final do Catarinense – Foto: Rodrigo Polidoro/ND
Sobre o número de sócios do Avaí e as ações promovidas pela diretoria para aproximar o torcedor do clube, Thiago relata que o esforço tem sido grande e o estudo parte do princípio de cada sócio ter um motivo para o não comparecimento.
“Tivemos um crescimento bem considerável do número de sócios. A ideia agora é tentar identificar os motivos de cada sócio, saber se esses torcedores que atualmente viraram sócios e fizeram a nossa base crescer não tem o mesmo hábito de vir a todos os jogos, como os sócios mais antigos, que era a média de sócios que o Clube sempre teve, próximo dos 10 mil sócios. Esse é meu principal objetivo e desafio hoje aqui… tentar achar os motivos e entender o que podemos fazer pra que os sócios venham aos jogos”, relata Pravatto.
Ainda sobre os benefícios que os sócios tem ao se fidelizarem ao clube, Thiago também diz que as melhorias no estádio e as ações realizadas tem que andar lado a lado com o crescimento no número de sócios e na ocupação da Ressacada.
“Um fato curioso nisso tudo, é que o Clube nunca fez tantas ações, ofereceu tantos benefícios, gerando tantas experiências para os sócios. Tivemos uma melhora significativa nos serviços oferecidos para a torcida na Ressacada, melhoria da estrutura, atendimento, alimentação e bebida. Revitalização e criação da Praça da Raça, com várias atrações pro torcedor no pré-jogo, entre tantas outras coisas que estamos desenvolvendo. Tudo isso pode estar fazendo o torcedor virar sócio, mas ainda não está fazendo ele vir aos jogos e apoiar o Avaí na Ressacada, mas queremos os dois: O crescimento do programa de sócios e que isso reverta também em uma taxa de ocupação alta da Ressacada pra que isso ajudar o Avaí na conquista de bons resultados dentro de campo. O sócio por si só é importante para o Clube, pela receita que gera, mas o apoio dele também é fundamental para ter um estádio cheio, criar uma atmosfera positiva e apoiar o time nos jogos da Ressacada”, completa Thiago.
Confira os números de torcedores que foram à Ressacada em 2025 e uma comparação com as duas últimas Série B que foram disputadas pelo Avaí
2025
- AVAÍ X NOVORIZONTINO – 1ª RODADA – 6.129 presentes
- AVAÍ X OPERÁRIO – 3ª RODADA – 5.766 presentes
- AVAÍ X AMÉRICA – MG – 5ª RODADA – 7.319 presentes
- AVAÍ X ATLÉTICO – GO – 7ª RODADA – 8.601 presentes
- AVAÍ X CHAPECOENSE – 9ª RODADA – 4.998 presentes
- AVAÍ X CRB – 11ª RODADA – 5.223 presentes
MÉDIA NOS 6 PRIMEIROS JOGOS – 6.339 TORCEDORES
2024
Avaí terminou a Série B com a 7ª média geral de público – 5.537 torcedores
- AVAÍ X SANTOS – 2ª RODADA – 12.091 presentes
- AVAÍ X CORITIBA – 4ª RODADA – 7.618 presentes
- AVAÍ X CRB – 5ª RODADA – 4.378 presentes
- AVAÍ X GOIÁS – 7ª RODADA – 3.495 presentes
- AVAÍ X CHAPECOENSE – 9ª RODADA – 14.721 presentes
- AVAÍ X GUARANI – 10ª RODADA – 7.719 presentes
MÉDIA NOS 6 PRIMEIROS JOGOS – 8.337 TORCEDORES
2023
Avaí terminou a Série B com a 6ª média geral de público – 5.924 torcedores
- AVAÍ X MIRASSOL – 2ª RODADA – 4.711 presentes
- AVAÍ X VILA NOVA – 4ª RODADA – 4.436 presentes
- AVAÍ X CHAPECOENSE – 6ª RODADA – 6.402 presentes
- AVAÍ X VITÓRIA – 9ª RODADA – 4.363 presentes
- AVAÍ X BOTAFOGO-SP – 12ª RODADA – 4.301 presentes
- AVAÍ X LONDRINA – 13ª RODADA – 5.678 presentes
MÉDIA NOS 6 PRIMEIROS JOGOS – 4.981 TORCEDORES