
O Avaí entra em campo às 16h deste sábado diante do Coritiba e busca mais do que somar três pontos para voltar ao G-4 da Série B: o Leão da ilha tem de quebrar um tabu que já dura dez anos sem vencer o Coritiba no Couto Pereira. O último triunfo da equipe Azurra atuando no estádio foi em 2015, quando o time treinado por Gilson Kleina superou o Coxa pelo placar de 2 a 1 com gols de Anderson Lopes e Roberto.

2024-08-27 – Brasil – PARANA -COUTO PEREIRA – SERIE B – CORITIBA – AVAI – -Foto: Leo Piva / @leopivafoto
Desde então, foram seis jogos entre Coritiba e Avaí com mando do Coxa e seis derrotas do Leão da Ilha. O confronto demonstra um equilíbrio interessante entre os times, com o mandante levando a melhor nos últimos quatro jogos.
No último encontro entre as equipes, no primeiro turno deu Avaí na Ressacada. A partida marcava a estreia de Gilmar Dal Pozzo no comando técnico do Leão da Ilha e com gol de Zé Ricardo a equipe Azurra levou a melhor jogando em casa.

Dal Pozzo comemora vitória em sua estreia, diante do Coritiba na Ressacada – Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C
Já no returno, vitória do Coritiba com gol de Bruno Melo, em duelo disputado no Couto Pereira. No fim das contas, nem Avaí nem Coritiba atingiram seus objetivos na competição nacional do último ano e agora as equipes se encontram vivendo fases semelhantes na Série B.
Enquanto o Avaí ocupa a 5ª colocação com 16 pontos conquistados, o Coritiba está duas posições acima, com um ponto a mais do que o Leão da Ilha. O duelo marca também o encontro do melhor ataque (Avaí, 13 gols) contra a melhor defesa (Coritiba, 5 gols ao lado do Goiás).

Avaí vive bom início de Série B – Foto: Fabiano Rateke/Avaí F.C/ND
O retrospecto geral, aponta 40 jogos entre as equipes, com dez vitórias do Avaí, nove empates e 21 vitórias da equipe paranaense. O primeiro duelo entre as equipes foi em 13 de março de 1941 no estádio Adolfo Konder em Florianópolis e terminou empatado em 3 a 3.
Os problemas de Jair Ventura
Para o confronto deste sábado, o técnico Jair Ventura terá problemas para definir sua equipe. A dupla de volantes titular do Avaí, composta por Zé Ricardo e João Vitor não estará a disposição do treinador, já que ambos receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão.

Zé Ricardo desfalca equipe em duelo diante do Coritiba -Foto: Fabiano Rateke/AFC/ND
Barreto, Jamerson, Mendes e até Gaspar disputam a vaga de titular no meio de campo Azurra que deve contar ainda com JP e Marquinhos Gabriel, mantendo a tendência das últimas partidas.