Um dos objetivos da capacitação é contribuir para o fortalecimento das organizações dos pescadores e das lideranças ribeirinhas do Baixo e Médio Amazonas e do Baixo Tapajós. Seca severa atingiu comunidades de Santarém, no oeste do Pará, em 2023, e afetou pescadores da região
Adriana Marinho/TV Tapajós
O Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (Gepeea) do Curso de Geografia da Ufopa vai realizar uma capacitação em Educação Ambiental e Mudanças Climáticas, destinada a pescadores do Baixo Amazonas. A atividade será nos dias 19 e 20 de agosto no Centro de Estudos, Pesquisas e Formação dos Trabalhadores do Baixo Amazonas (CEFTBAM), localizado na Rua Raimundo Fona, bairro Liberdade, em Santarém, oeste do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O objetivo da capacitação é implementar um diálogo sobre a educação ambiental, mudanças climáticas, além de contribuir para o fortalecimento das organizações dos pescadores e das lideranças ribeirinhas do Baixo e Médio Amazonas e do Baixo Tapajós.
Os pescadores que vão participar da capacitação foram selecionados pelas colônias de pescadores do Baixo Amazonas.
De acordo com a professora Mirtes Cortinhas, coordenadora do Gepeea, a capacitação também pretende ampliar o acesso dos pescadores às políticas públicas.
Em 2023, fortemente afetados pela seca severa que atingiu a região do Baixo Amazonas em razão das mudanças climáticas, os pescadores receberam um auxílio extraordinário instituído pela Medida Provisória nº 1.192, de 1º de novembro de 2023, o Auxílio Extraordinário. O auxílio foi pago pelo Governo Federal em parcela única, no valor de R$ 2.640.
Programação:
19 de agosto de 2024
8h às 8h15 – Abertura com a Mestra Pauliana Vinholte e professoras Dras. Maria Mirtes Cortinhas dos Santos e Maria Júlia Veiga da Silva (Iced/Geografia/Gepeea)
08h15 às 10h – Temática: O que são mudanças climáticas? Como elas afetam a vida na Terra? – Responsável: Prof. Dr. João Roberto Pinto Feitosa (Iced)
10h20h às 11h30 – Temática: O que é ambiente e meio ambiente? E o que é educação ambiental? Surgimento da educação ambiental – Responsáveis: Professoras Dras. Mirtes Cortinhas e Maria Julia e graduandos de Geografia Brendo Gemaque e Sthefânia Alley Pinto Ferreira
14h30 às 15h15 – Temática: A importância da educação ambiental e as práticas desta educação nos dias atuais, destacando a pesca – Responsável: Mestra Eulina Christiane (Gepeea)
15h15h às 16h30 – Temática: Contextualização histórica do surgimento dos movimentos ambientais e da educação ambiental e a importância da Secretaria do Meio Ambiente nas questões do pescado relacionadas à educação ambiental – Responsáveis: Mestras Sabrina e Fátima (Semma/Gepeea)
20 de agosto de 2024
08h15 às 10h – Temática: A relação da educação ambiental com a sustentabilidade e as mudanças climáticas – Responsável: Dr. Alípio Gomes (Gepeea)
10h15h às 11h30 – Temática: Atividades Práticas
14h15 às 15h15 – Temática: O meio ambiente na legislação brasileira: Constituição Federal; Política Nacional do Meio Ambiente – Lei nº 6.938/1981 e Lei nº 9795/1999 – Responsáveis: Bruno e Juliana (PPGSAQ/Gepeea)
15h15h às 16h30 – Encerramento das atividades do Gepeea, com a participação Prof. Dr. Thiago Almeida (SND/PPGSAQ/Gepeea).
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região