

Samir Xaud foi eleito como novo presidente da CBF neste domingo (25) – Foto: Divulgação/CBF/ND
Samir Xaud foi eleito como novo presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na manhã deste domingo (25), para o mandato de 2025 a 2029.
A eleição teve uma chapa única, chamada “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”, que recebeu 103 votos dentre os 46 eleitores presentes.
Novo presidente agradeceu gestão anterior
Além de Samir Xaud, oito vice-presidentes foram eleitos: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Vanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Gluck Paul e Rubens Renato Angelotti.
“Não cheguei até aqui sozinho. Faço parte de um grupo que se uniu com um único propósito: construir uma nova CBF, moderna, participativa e comprometida com o desenvolvimento da indústria do futebol”, disse Samir Xaud.
O novo presidente agradeceu a gestão do seu antecessor Ednaldo Rodrigues. “A ele, meus agradecimentos pela dedicação com que conduziu o futebol brasileiro até aqui. As conquistas de sua gestão são patrimônio do futebol brasileiro e merecem ser respeitadas e preservadas”, disse.

Samir Xaud agradeceu a gestão anterior de Ednaldo Rodrigues – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil
Os novos nomes do Conselho Fiscal também foram definidos na ocasião. Simon Riemann Costa e Silva, Eduardo Rigotto Netto e Frederico Ferreira Pedrosa serão membros efetivos, enquanto os membros suplentes serão Francinaldo Kennedy Lima Barbosa, Manoel Rodrigues Neto e Rodrigo Ferreira La Rosa.
O evento foi realizado na Assembleia Geral Eleitoral na sede da CBF no Rio de Janeiro. Pela primeira vez na história da entidade foi usada uma urna eletrônica para a eleição.
Apoio para Samir Xaud
A chapa contou com o apoio de federações e clubes:
Federações
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Amapá
- Bahia
- Ceará
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Pará
- Paraíba
- Pernambuco
- Piauí
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rio Grande do Norte
- Rondônia
- Roraima
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Sergipe
- Tocantins
Clubes
- Amazonas
- Botafogo
- CRB
- Criciúma
- Grêmio
- Palmeiras
- Paysandu
- Remo
- Vasco
- Volta Redonda
Quem é Samir Xaud
Médico infectologista de 41 anos, com especialização em medicina esportiva, Samir Xaud é de Boa Vista e filho de Zeca Xaud. Ele foi eleito para o cargo ocupado pelo pai há quatro décadas.

Samir Xaud contou com o apoio de clubes e federações – Foto: Divulgação/CBF/ND
FCF apoiou candidatura
Da chapa de Samir, Gustavo Dias Henrique, Ednailson Rozenha e Rubens Angelotti foram eleitos em abril, junto de Ednaldo, para o mandato que começaria em 2026 e iria até 2030. Agora, eles serão vices no quadriênio 2025-2029.
Somente quatro federações não assinaram a candidatura: a de São Paulo (presidida por Reinaldo Carneiro Bastos), a de Pernambuco, a do Mato Grosso e a de Tocantins. Já entres os clubes, Xaud teve apoio de Grêmio, Palmeiras, Vasco e Botafogo (da Série A) e Remo, Paysandu, Athletico e Volta Redonda (da Série B).
A novidade da chapa de Samir Xaud é a presença de Flávio Zveiter. Ele foi pré-candidato à presidência da CBF em 2024, no primeiro afastamento de Ednaldo Rodrigues, e atuou nos bastidores pela aceitação do nome de Xaud como candidato. Zveiter deve atuar como CEO da CBF.