

Duas marcas de azeite brasileiras tem comercialização proibidas pela Anvisa – Foto: Pixabay/ND
A comercialização, distribuição e fabricação de duas marcas brasileiras de azeite foram proibidas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) após denúncias feitas pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária).
A determinação foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (20) e restringe a venda das marcas Quintas D’Oliveira e Alonso. O Mapa alertou que a marca brasileira Alonso não deve ser confundida com a chilena homônima, que permanece regularizada no mercado brasileiro.
Marcas de azeite usavam CNPJ sem registro e constavam em lista de fraudes do Mapa
Segundo a Anvisa, os azeites têm origem desconhecida, já que o CNPJ da empresa Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda., usada pelas marcas, não consta na base de dados da Receita Federal.

Marcas de azeite brasileira e chilena tem mesmo nome, mas somente brasileiras tem comercialização proibida – Foto: Freepik/ND
Desde outubro de 2024, as marcas já integravam uma lista do Mapa com azeites considerados fraudulentos ou impróprios para consumo.
A reportagem do ND Mais tentou contato com a Comércio de Gêneros Alimentícios Cotinga Ltda. por telefone, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto para esclarecimentos.