Vigilância sanitária de Buritama adota caçada noturna de escorpiões para prevenir acidentes


Órgão intensifica combate ao animal peçonhento em locais com mais registros de ataques. De janeiro a abril, 41 pessoas foram picadas por escorpião, no município. Escorpião-amarelo é um dos mais perigosos e mais encontrados em Araçatuba
Reprodução/TV TEM
Funcionários do Departamento Municipal de Vigilância Sanitária de Buritama (SP) estão realizando ações noturnas de captura e combate de escorpiões. Os animais peçonhentos já atacaram 41 pessoas desde janeiro, conforme dados do órgão.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Embora o número de picadas seja menor do que as 56 registradas entre janeiro e abril do ano passado, o departamento intensificou as ações de controle do escorpião, especialmente o amarelo, considerado o mais perigoso.
Os agentes estão visitando locais com maior número de ocorrências. O objetivo é prevenir os acidentes.
A caçada à noite proporciona melhores resultado às equipes, de acordo com a vigilância, porque o escorpião tem hábitos noturnos. Os funcionários utilizam lanternas de luz ultravioleta, que tornam os escorpiões visíveis no escuro, além de ferramentas seguras para a captura dos bichos.
A Vigilância Sanitária de Buritama ressalta que os escorpiões gostam de locais quentes e úmidos, onde tenha alimento, água, abrigo e acesso. Eles habitam entulhos, redes de esgoto, tubulações de água e energia, entre outros lugares.
O órgão alerta a população para cuidados com o lixo, por causa das baratas, que são o principal alimento dos escorpiões.
De acordo com o Departamento de Saúde de Buritama, ações que as pessoas podem tomar para se prevenir de acidentes com escorpiões são:
manter quintais e jardins limpos, livres de folhas secas, de madeira empilhada e de entulho;
vedar ralos, frestas e buracos em paredes, rodapés e soleiras das portas;
instalar telas em janelas e ralos;
afastar camas e berços das paredes e evitar que roupas de cama encostem no chão;
examinar roupas e calçados antes de usá-los, especialmente se estiverem guardados há muito tempo.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.