
Quem passou pela Avenida Olinto Meireles, na Região do Barreiro de Belo Horizonte, ficou intrigado ao se deparar com o local inusitado que as aranhas escolheram para tecer as teias. Espécie não oferece risco à saúde humana. Teias gigantes de aranhas viram atração em avenida de BH
Uma coleção de aranhas tecendo teias coletivas em plena Avenida Olinto Meireles, na Região do Barreiro de Belo Horizonte, proporcionou uma cena inusitada nesta quinta-feira (15).
A teia gigante intrigou as pessoas que passavam pelo local e acabou se tornando uma verdadeira “atração do tipo ecoturística”. Ainda na manhã desta sexta-feira (16), pedestres apontavam a câmera de celular para registrar o fenômeno.
É possível perceber pelas imagens que as aranhas fizeram um trabalho do tipo biourbanista — que usa elementos da natureza no contexto da cidade — ao fazer dos postes e dos fios de condução de energia a estrutura para a teia. .
A bióloga Fernanda Raggi, explicou que trata-se da espécie Parawixia bistriata, muito comum na Região Sudeste do país, e não oferece riscos à saúde das pessoas.
“Essa aranha é muito comum de ser encontrada aqui na região sudeste. Ela é típica de serrado e o fenômeno também é comum em áreas rurais. Elas fazem este movimento nesta época porque precisas se reproduzir. São de uma classe que não tem veneno. Elas não atacam, mas se caírem em alguém ou sofrerem ameaça, podem picar. Não vai ter veneno, mas vai causar irritação e dor”, explicou a bióloga.
A Prefeitura de Belo Horizonte disse que vai enviar uma equipe de Zoonoses ao local para verificar a situação.
“Sendo possível a captura e/ou recolhimento do exemplar (vivo ou morto) pelo munícipe, é importante colocá-lo em um recipiente com tampa e acionar as equipes de Zoonoses para o recolhimento. É importante ressaltar que os Agentes de Combate a Endemias realizam vistorias rotineiras para avaliação de locais com aparecimento de animais peçonhentos. Essas vistorias ocorrem também mediante demanda da população. Os pedidos de vistorias podem ser feitos no Portal de Serviços ou por meio do PBH APP”, informou a PBH em nota.
Teia gigante com coleção de aranhas vira atração em avenida movimentada da Região do Barreiro, em Belo Horizonte
TV Globo
Assista aos vídeos mais vistos do g1 Minas