
Cidade será a primeira do interior paulista a utilizar tecnologia de ponta no monitoramento urbano. A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria de Segurança e Defesa Civil, está implantando uma nova tecnologia baseada em inteligência artificial (IA) para ampliar a segurança pública no município. A cidade será a primeira do interior paulista — e a segunda no Brasil, depois da capital — a utilizar esse tipo de inovação.
Reconhecimento facial e leitura de placas em tempo real
A plataforma de monitoramento inteligente conta com recursos como leitura automática de placas de veículos, reconhecimento facial e monitoramento em prédios públicos. Tudo é realizado por meio de algoritmos de inteligência artificial, capazes de identificar comportamentos suspeitos e emitir alertas automáticos.
A ferramenta de reconhecimento facial, atualmente em fase de testes, poderá identificar pessoas procuradas pela Justiça em qualquer estado do país. Caso uma dessas pessoas circule por Bragança Paulista, o sistema será capaz de gerar um alerta automático com base em imagens captadas pelas câmeras, desde que o índice de acerto seja igual ou superior a 92%.
Sistema de OCR já em funcionamento
O sistema de OCR (leitura ótica de caracteres), que faz a leitura das placas de veículos, já está em operação nas principais entradas e saídas da cidade. A nova versão da plataforma permitirá, além da identificação da placa, a filmagem em tempo real dos veículos em movimento, melhorando a capacidade de rastreamento de automóveis com registros de roubo ou furto.
Guardas Municipais recebem capacitação
Nesta terça-feira (13), parte do efetivo da Guarda Civil Municipal passou por treinamento para operar o novo sistema. Esses agentes serão responsáveis por replicar o conhecimento aos demais colegas ao longo da semana, garantindo que toda a equipe esteja preparada para utilizar a nova tecnologia.
Com essa iniciativa, Bragança Paulista reafirma seu compromisso com a inovação e com a segurança da população.