Exposição fotográfica ‘Sairé – celebração, louvor e disputa dos botos’ é sucesso de público na Semana dos Museus na Bahia


Logo no primeiro dia da programação, seis escolas, cada uma com três turmas, visitaram o museu e conheceram por meio das telas do fotógrafo Alexandre Baena, sobre o Sairé. Estudantes em visita à exposição do paraense Alexandre Baena, na Bahia
Divulgação
Aberta oficialmente no dia 9 de maio, no Museu Eugênio Teixeira Leal (Galeria Francisco de Sá), localizado em um belíssimo sobrado do século XIX, no centro histórico de Salvador, capital baiana, a exposição fotográfica do paraense Alexandre Baena, intitulada “Sairé – Celebração, louvor e disputa dos botos” é destaque na 23ª Semana Nacional de Museus, com grande sucesso de público.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Para se ter uma ideia, logo no primeiro dia da programação, seis escolas, cada uma com três turmas, visitaram o museu e conheceram por meio das telas do fotógrafo Alexandre Baena, sobre o Sairé, festa realizada na vila de Alter do Chão, em Santarém, oeste do Pará, há mais de 300 anos, em uma atmosfera de cores e misticimo, que mantém viva a tradição do rito cultural-religioso e agrega a famosa disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa.
Até o próximo domingo (18), alunos de diversas escolas de Salvador vão passar pelo Museu Eugênio Teixeira Leal e participar da programação da 23ª Semana Nacional de Museus que tem como tema: “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, com foco na promoção do patrimônio intangível, fonte de inspiração e testemunho de uma herança cultural coletiva. E todos terão a oportunidade de visitar a exposição itinerante de Alexandre Baena e se encantar com as imagens registradas por ele no Sairé 2024.
“Ter a presença das escolas na exposição, no coração da atividade dos museus, transformando-os em centros vibrantes promotores de uma participação cidadã ativa e de aprendizagem para todos os públicos é algo incrível e super importante. Os adolescentes, os jovens, as crianças são multiplicadores e aí eles levam a informação para as famílias, passam nas redes sociais. Então isso é muito bacana porque a gente consegue um público qualificado para distribuir a informação do Sairé, de Santarém e de Alter do Chão”, comemorou Baena.
Visitação à exposição de Alexandre Baena, em Salvador-BA
Divulgação
A Semana Nacional de Museus é coordenada pelo Ibram. A iniciativa ocorre anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio).
A exposição “Sairé – Celebração, louvor e disputa dos Botos” segue até o dia 30 de maio no Museu Eugênio Teixeira Leal e tem o patrocínio da Prefeitura de Santarém, do Governo do Pará e do mandato do Deputado Federal Henderson Pinto. Na Bahia, conta com apoio na Bahia do Museu Eugênio Teixeira Leal.
Exposição Sairé em Brasília retratam a Festa e seus encantos em Alter do Chão
A exposição começou por Brasília e já passou pelos estados do Paraná e Minas Gerais. Em Salvador, a exposição fica em cartaz até o dia 30 de maio, e depois segue para o Amazonas, Pará e finaliza em Santarém, durante a Festa do Sairé, que é realizada em setembro.
De acordo com Baena, a exposição é um convite para que todos possam viver a festividade em Alter do Chão e conhecer de perto a cultura local.
Grupo de estudantes acompanhado por professor na exposição de Alexandre Baena, em Salvador/BA
Divulgação
Estudantes e professoras de escola baiana na exposição de Alexandre Baena
Divulgação
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.