Primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil é detectado no RS, diz Ministério da Agricultura

Governo alerta que doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos e que população pode se manter tranquila. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) identificou, na quinta-feira (15), um foco de gripe aviária em uma granja comercial no Rio Grande do Sul. A detecção ocorreu no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Conforme o governo federal, trata-se do primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade detectado na avicultura comercial do país. Desde 2006, ocorre a circulação do vírus, especialmente na Ásia, África e no Norte da Europa.
O Mapa alerta que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, diz comunicado da pasta.
O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas).
As autoridades sanitárias sustentam que já começaram a adotar as medidas previstas no plano nacional de contingência. O objetivo é conter a doença, garantir a segurança alimentar e evitar qualquer impacto na produção.
O governo já informou aos órgãos internacionais e parceiros comerciais do país sobre a ocorrência.
O MINISTÉRIO DA AGRICULTURA E PECUÁRIA CONFIRMOU O PRIMEIRO CASO DE GRIPE AVIÁRIA EM UMA GRANJA COMERCIAL AQUI NO BRASIL./ O FOCO FOI IDENTIFICADO EM MONTENEGRO, NA REGIÃO CARBONIFERA./ SEGUNDO O MINISTÉRIO DA SAÚDE, MESMO COM A CONFIRMAÇÃO DO VIRUS, A POPULAÇÃO PODE FICAR TRANQUILA: A DOENÇA NÃO É TRANSMITIDA PELO CONSUMO DE CARNE DE AVES OU DE OVOS./ E OS PRODUTOS CONTINUAM SEGUROS E O RISCO PARA OS SERES HUMANOS É CONSIDERADO BAIXO./ AS AUTORIDADES SANITÁRIAS JÁ COMEÇARAM A ADOTAR TODAS AS MEDIDAS PREVISTAS NO PLANO NACIONAL DE CONTINGÊNCIA./ O OBJETIVO É CONTER A DOENÇA, GARANTIR A SEGURANÇA ALIMENTAR E EVITAR QUALQUER IMPACTO NA PRODUÇÃO./ O GOVERNO JÁ INFORMOU OS ÓRGÃOS INTERNACIONAIS E OS PARCEIROS COMERCIAIS DO PAÍS./ E DESTACOU QUE O BRASIL VEM TRABALHANDO NA PREVENÇÃO DESDE OS ANOS 2000 — COM MONITORAMENTO DE AVES SILVESTRES, FISCALIZAÇÃO EM PONTOS DE ENTRADA E TREINAMENTO CONSTANTE DE PROFISSIONAIS.//
(Reportagem em atualização)
Assista abaixo reportagem anterior sobre o assunto:
RS começa a adotar medidas sanitárias após novo foco de gripe aviária
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.