SC se despede de Ruy Hülse nesta terça-feira

Aos 98 anos, Ruy Hülse morreu na segunda-feira (12). O ex-deputado estadual e ex-prefeito de Criciúma chegou a assumir, interinamente, como governador de Santa Catarina, quando o pai, Heriberto Hülse, que ocupava a função, precisou se afastar por motivos de saúde.

Hülse foi responsável pela criação da Fucri, atual Unesc – Foto: Arquivo/Unesc

A partir das 9h desta desta terça-feira (13), inicia o velório de criciumense, na Capela Quartzo do Crematório Millenium, em Içara. A cerimônia de despedida está marcada para 17h, no mesmo local. Ruy Hülse deixa três filhos, seis netos e cinco bisnetos.

Relembra a trajetória de Ruy Hülse

Reconhecido no ramo carbonífero, o empresário foi eleito deputado estadual de Santa Catarina por três vezes e, em 1960, ocupou a presidência da Casa Legislativa. Anos depois, em 1965, foi eleito prefeito de Criciúma.

Engenheiro morreu nesta segunda-feira (12) – Foto: Fiesc/Divulgação/ND

Em 1968, participou da criação da Fucri (Fundação Educacional de Criciúma), atual Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Na gestão de Altair Guidi, Ruy Hülse foi secretário de Desenvolvimento da Prefeitura de Criciúma.

Presidente de honra do Siecesc

Em 1994, ele foi secretário-adjunto de Tecnologia, Energia e Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina. Atualmente, era presidente de honra do Siecesc (Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina).

Ex-político completou 94 anos em fevereiro deste ano – Foto: Siecesc/Carvão+/Divulgação/ND

O ex-prefeito de Criciúma se formou em Engenharia de Minas na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) em 1950. Dez anos depois, enquanto presidente da Alesc, assumiu o Governo do Estado em substituição ao pai, que se licenciou para tratamento de saúde.

Em 2016, aos 90 anos, lançou o livro Ruy Hülse, autobiográfico. Em 2018, lançou outro, intitulado “O Carvão Mineral em Santa Catarina: uma visão fotográfica.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Os comentários estão desativados.