

Yamandu Costa nasceu em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e vive em Lisboa desde 2019 – Foto: RODRIGO LOPES/Divulgação/ND
O músico Yamandu Costa, de 45 anos, está sendo investigado por suspeita de violência física, sexual e psicológica contra uma fã com quem teria mantido um relacionamento de três meses. Em nota oficial, o artista negou as acusações e afirmou se solidarizar com mulheres vítimas de abusos.
A denúncia foi registrada pela polícia de Barcelona, na Espanha. A fã afirma ter sido abusada sexualmente em Paris e em Lisboa após ter sido dopada, segundo as informações prestadas às autoridades espanholas.
Yamandu Costa é considerado um dos maiores violinistas do mundo
Natural de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, Yamandu Costa é reconhecido como um dos maiores violinistas do mundo. Filho da cantora Clary Marcon e do multi-instrumentista Agacir Costa, ele foi introduzido à música ainda na infância.
Começou a estudar violão aos sete anos com ajuda do pai e teve forte presença das tradições musicais gaúchas, argentinas e uruguaias na sua formação.

Músico Yamandu Costa é considerado um dos maiores violinistas do mundo – Foto: @yamandu.costa.oficial/Instagram/Reprodução/ND
Durante a adolescência, passou a se inspirar em músicos e compositores brasileiros como Baden Powell, Raphael Rabello e Tom Jobim. Aos 17 anos, ganhou projeção nacional após uma apresentação no Circuito Cultural Banco do Brasil, em São Paulo.
Quatro anos depois, venceu o Prêmio Visa Instrumental, um dos mais importantes da música brasileira. Entre 2007 e 2023, Yamandu foi casado com a violinista venezuelana Elodie Bouny, com quem tem dois filhos.