
O crime aconteceu em dezembro de 2023, quando Benedito Cid Ferreira, mais conhecido como Cidão da Casa de Ração, foi morto com um tiro na cabeça. Cidão, presidente do PRTB de Tremembé, é morto a tiros dentro da própria casa
Julio Moraes
Três homens suspeitos de envolvimento na morte do presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) de Tremembé, no interior de São Paulo, passam por júri popular nesta quinta-feira (15).
O crime aconteceu em dezembro de 2023, quando Benedito Cid Ferreira, mais conhecido como Cidão da Casa de Ração, foi morto com um tiro na cabeça. Ele era pré-candidato ao cargo de prefeito da cidade, nas eleições que aconteceram no ano seguinte.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
O júri popular acontece na Câmara Municipal de Tremembé. 14 pessoas devem prestar depoimento ao longo dia, entre policiais, acusados e testemunhas. Os três réus são:
Leonardo Ferreira de Barros, réu por homicídio qualificado (com emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima)
Eric Bruno de Souza Escritoro, que responde a acusação semelhante à de Leonardo
Patrick Richard de Souza Escritoro, que é acusado por parte ilegal de arma de fogo – durante as investigações do caso, ele foi flagrado com uma pistola
O g1 entrou em contato com a defesa dos acusados, que ainda não se manifestaram.
A denúncia aponta que Leonardo Ferreira foi responsável por dirigir o carro usado no crime e levar o atirador, Eric, até a casa da vítima, na zona rural de Tremembé. Leonardo foi preso pela Polícia Militar no mesmo dia.
Na ocasião, o suspeito confessou que participou do crime e disse à polícia que se envolveu com o caso para pagar uma dívida de drogas que tinha com Eric.
Um carro foi apreendido após a execução do presidente do PRTB de Tremembé
Laurene Santos/TV Vanguarda
Eric é acusado de ser o atirador. Ele fugiu na data do crime, mas foi encontrado e preso no dia 30 de janeiro, por policiais civis.
Segundo a denúncia, Eric foi inicialmente apontado por Leonardo como atirador. Além disso, o celular dele foi encontrado no carro usado no crime.
Tanto Leonardo quanto Eric estão presos preventivamente. Eles são julgados por homicídio qualificado.
“O crime sob investigação é gravíssimo, praticado com violência”, argumento a Justiça quando acatou a prisão preventiva dos suspeitos.
O terceiro acusado é Patrick, que foi encontrado com uma arma em casa após os policiais irem até o imóvel para procurar Eric, seu irmão. Ele responde em liberdade por porte ilegal de arma de fogo.
Presidente do PRTB de Tremembé é morto com tiro na cabeça dentro da própria casa
O caso
O presidente do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) de Tremembé foi morto com tiro na cabeça na zona rural da cidade, na noite do dia 11 de dezembro de 2023.
Benedito Cid Ferreira, mais conhecido como Cidão da Casa de Ração, de 56 anos, foi encontrado morto por volta das 18h40 na casa em que morava no bairro Kanegae, próximo a um pesqueiro. Cidão era pré-candidato a prefeito da cidade.
No boletim de ocorrência, a Polícia Militar informou que uma equipe foi acionada ao local por vizinhos, que escutaram gritos e barulho de um disparo de arma de fogo.
Ao chegar na casa, os policiais encontraram a vítima caída no chão, com um tiro no rosto. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi acionado e confirmou a morte no local.
Ainda segundo a PM, a vítima estava de mochila e tinha acabado de chegar do serviço, quando foi alvo dos disparos.
Homem foi morto a tiros em Tremembé
Reprodução
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina