Pacientes denunciam falta de sondas para alimentação na Grande BH há 7 meses; um deles já perdeu 20 kg


Moradores de Ribeirão das Neves enfrentam dificuldades para acessar dietas enterais fornecidas pela Farmácia Central e dizem que os insumos estão em falta desde o ano passado. O cilindrador de massas Daniel Azevedo tem 1,74m de altura e está pesando 38kg. Antes (esq) e depois (dir) de Daniel Azevedo, de 34 anos, que tem 1,74m de altura, perdeu 20 kg no período e hoje pesa apenas 38 kg.
Arquivo Pessoal + Alexandro Ribeiro/TV Globo
Pacientes que dependem de alimentação por sonda denunciam a falta de dietas enterais fornecidas pela Farmácia Central de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Segundo os relatos, o fornecimento está interrompido pelo menos desde outubro de 2024, totalizando sete meses de desabastecimento. O g1 procurou a prefeitura da cidade, a Secretaria de Estado de Saúde e o Ministério da Saúde, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
O cilindrador de massas Daniel de Azevedo, de 34 anos, é um dos afetados. Ele faz uso contínuo das fórmulas há três anos, com prescrição de nutricionista do Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde a interrupção, tem recorrido a uma dieta caseira improvisada, que não atende às suas necessidades nutricionais. Com 1,74m de altura, ele perdeu 20 kg no período e hoje pesa apenas 38 kg, quando o ideal seria, no mínimo, 57 kg.
“Essa dieta serve para suprir os carboidratos e as vitaminas que eu preciso pra poder estar com meu corpo em dia, pra poder estar com meu peso, pra poder sobreviver. Na verdade, [sem a dieta] a gente fica fraco, não tem força pra fazer nada, nem trabalhar eu não posso por causa disso. Infelizmente a situação é complicada”, desabafou o paciente.
Entenda como funciona a dieta
As dietas enterais fornecidas pelo SUS são compostas por fórmulas como a Prodiet Trophic Basic e a Prodiet CarboCH, indicadas para pacientes com necessidades nutricionais especiais, como desnutrição, dificuldades de deglutição ou em recuperação de cirurgias.
Na maioria dos casos, a distribuição é feita pelos municípios, mediante prescrição médica ou de nutricionista.
A alimentação enteral é indicada para pacientes que não conseguem se alimentar por via oral. Os nutrientes são administrados por sondas diretamente no trato gastrointestinal, garantindo o aporte necessário de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.
Vídeos mais assistidos do g1 MG
Adicionar aos favoritos o Link permanente.