Encontro está previsto para a próxima sexta-feira (12), quando o pontífice também se reunirá com representantes de outros países. O diplomata Everton Vieira Vargas, embaixador do Brasil no Vaticano
Jefferson Rudy/Agência Senado
O Ministério das Relações Exteriores confirmou nesta segunda-feira (12) que o embaixador do Brasil no Vaticano, Everton Vieira Vargas, vai se encontrar nesta semana com o papa Leão XIV.
No encontro, previsto para a próximas sexta-feira (16), o papa também se reunirá com outros embaixadores que representam seus respectivos países.
A informação sobre a agenda com embaixadores foi divulgada pela Prefeitura da Casa Pontifícia, por meio da agência oficial de notícias do Vaticano.
Natural de Chicago, nos Estados Unidos, e com experiência no Peru, o cardeal Robert Prevost, agora papa Leão XIV, foi eleito na última quinta (8) pelo Conclave, no Vaticano. É o primeiro pontífice estadunidense da história da Igreja Católica.
Especialistas dizem que, pelo perfil do novo papa, é possível prever uma continuidade em relação ao trabalho de Francisco, mas com um estilo próprio de comandar a igreja.
Conforme a agenda de Leão XIV, divulgada pela Prefeitura da Casa Pontifícia, no próximo dia 18 será feita na Praça São Pedro a missa de início do pontificado do novo papa.
O jornal “O Globo” informou que o presidente Lula avalia enviar para a missa o vice-presidente Geraldo Alckmin.
Ainda não há confirmação oficial pelo Palácio do Planalto sobre a comitiva brasileira que irá à missa, mas o próprio Alckmin já disse – ao ser questionado sobre o tema no último fim de semana – que, se o presidente Lula lhe pedir que compareça no Vaticano para representar o governo brasileiro, ele irá.
Apelo por paz
‘Guerra nunca mais’: papa pede paz duradoura na Ucrânia e em Gaza
Neste domingo (11), o Papa Leão XIV fez um apelo à paz duradoura na Ucrânia e ao cessar-fogo imediato e libertação dos reféns israelenses na Faixa de Gaza.
O apelo foi feito durante a oração dominical, dirigida a uma multidão de fiéis na Praça São Pedro. Ele também celebrou o cessar-fogo no conflito entre Índia e Paquistão.
Nesse contexto, o Vaticano informou nesta segunda-feira (12) que Leão XIV conversou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.
Segundo o ucraniano, na conversa, ele convidou o papa a visitar o país, que está em guerra com a Rússia. O Vaticano ainda não informou se o líder religioso aceitará o convite.
Legado de Francisco
Em comunicado divulgado à imprensa na semana passada, após a eleição de Leão XIV, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse desejar que o novo papa dê continuidade ao legado de Francisco.
Isso porque, afirmou Lula, Francisco teve como “principais virtudes” a busca pela paz e pela justiça social, a defesa do meio ambiente, o diálogo com todos os povos e o respeito à diversidade.
“Não precisamos de guerras, ódio e intolerância. Precisamos de mais solidariedade e mais humanismo. Precisamos de amor ao próximo, que é a base dos ensinamentos de Cristo”, afirmou o presidente da República na ocasião.
A mesma mensagem publicada por Lula foi compartilhada pela embaixada do Brasil no Vaticano, que reproduziu uma imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminado a estátua com a expressão “Habemus Papam” e o rosto de Leão XIV.