

Há diversas formas, segundo estudos médicos, de controlar o colesterol sem utilizar medicações – Foto: Banco de Imagens/ND
Como reduzir o colesterol sem tomar medicações? Responsável por desempanhar diversas funções no organismo humano, o lipídio pode ser maléfico para a saúde quando encontrado em excesso nas artérias, segundo informações do Ministério da Saúde do Brasil.
Por isso, manter os níveis de colesterol sob controle é fundamental, já que o excesso pode se tornar um fator de risco para infartos e AVCs (acidentes vasculares cerebrais). Em casos mais graves, é comum que médicos prescrevam medicamentos para reduzi-lo.
No entanto, você consegue diminuir seu índice sem utilizar remédios caso ele esteja leve ou moderado. Veja a seguir como isso é possível.
Como reduzir o colesterol sem tomar medicações
É possível reduzir o colesterol sem tomar medicações ao incorporar mudanças em seu estilo de vida. Além de melhorar a saúde cardíaca, essas pequenas alterações diárias também podem lhe auxiliar a diminuir o risco de outras doenças relacionadas à saúde corporal.
A primeira dica de como reduzir o colesterol que médicos e especialistas dão para abaixar o índice lipídico no organismo é aumentar a ingestão de fibras solúveis no dia a dia. Entre os alimentos que as contêm estão aveia, nozes, leguminosas, maçãs, abacates, cenouras e batata-doce.

Esses alimentos vão te ajudar a baixar o colesterol em seu organismo – Foto: Banco de Imagens/ND
Exercitar-se regularmente também ajuda a manter o nível correto de colesterol em seu corpo — e ainda regula o seu peso corporal. Caminhar, correr, andar de bicicleta ou nadar são apenas alguns dos exercícios que podem lhe ajudar nesta empreitada.
O recomendado é realizar ao menos 150 minutos de atividades físicas por semana. Além disso, reduzir o consumo de bebidas alcoólicas, como cervejas e vinhos, é um passo importante na redução do colesterol no organismo. A diminuição do hábito também pode ajudar a regular sua pressão arterial.
Por fim, experimentar suplementos de óleo de peixe e de alho podem ser benéficos para melhorar seu perfil lipídico.
O que pode aumentar o colesterol?
De acordo com a pasta do Governo Federal, há alguns fatores comportamentais e familiares que podem aumentar seu colesterol:
- Histórico familiar;
- Sedentarismo;
- Alimentação inadequada;
- Comorbidades, como a obesidade, o diabetes mellitus e a hipertensão arterial sistêmica quando não controladas;
- Tabagismo.
Colesterol LDL vs HDL
O colesterol LDL é conhecido como “colesterol ruim” pelas equipes de sáude e seu nível deve ser mantido baixo em exames de sangue. Já o HDL ajuda a evitar a obstrução das artérias, sendo conhecido como “colesterol bom” e seu nível deve ser mantido alto no organismo.
Quando devo procurar atendimento médico se tiver colesterol alto?
De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, uma agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, você deve consultar um profissional de saúde para verificar seus níveis de colesterol a cada quatro anos após completar 21 anos.
Esse número de visitas médicas deve ser mais frequente caso você tenha histórico familiar de colesterol alto ou problemas cardiovasculares. A manifestação de sintomas não é comum, ocorrendo em quadros mais avançados, segundo informações do Ministério da Saúde.
*Com dados do Healthline Media, site norte-americano fornecedor de informações de saúde.