
Segundo a polícia, investigação iniciou após postagens feitas pelo suspeito de 21 anos na internet. g1 tenta identificar defesa dele. Jovem é preso suspeito de planejar ataque em massa e fazer apologia a nazismo
Um jovem de 21 anos foi preso nesta quinta-feira (8) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, pelos crimes de apologia ao nazismo e posse irregular de munição. As informações são do delegado Derick Moura Jorge, responsável pelo caso.
Segundo ele, além de fazer postagens com símbolos nazistas, o jovem também exaltava autores de atentados terroristas internacionais, mencionava possuir armas de fogo e “indicava claramente estar em fase avançada de planejamento de um ataque em massa”.
✅ Siga o canal do g1 PR no WhatsApp
✅ Siga o canal do g1 PR no Telegram
“Os investigadores identificaram que o suspeito havia adquirido equipamentos semelhantes aos utilizados pelo terrorista da Nova Zelândia, incluindo uma câmera GoPro que seria utilizada para transmissão do ataque ao vivo. […] Além disso, o autor das publicações indicava que já teria adquirido os materiais necessários para a prática do seu ato, estando apenas no aguardo da data ideal”, afirma o delegado.
O jovem foi detido em flagrante após o cumprimento de mandados de busca e apreensão no Bairro Uvaranas.
De acordo com o delegado, entre os itens apreendidos estão itens relacionados a ideologias nazistas, incluindo bandeiras e desenhos e material fotográfico com imagens de Adolf Hitler, facas, coletes à prova de balas, munições, duas armas de airsoft e equipamentos eletrônicos diversos.
“O material apreendido evidencia a explícita promoção de ideologia nazista e culto a figuras como Adolf Hitler, além de admiração por autores de atentados em massa, configurando grave violação à legislação brasileira que criminaliza a divulgação do nazismo”, destaca o responsável pelas investigações.
O nome do jovem não foi revelado. O g1 tenta identificar a defesa dele.
Leia também:
Grande Curitiba: Grave acidente entre trem, moto, caminhão e carros deixa um morto e um ferido
Pode ou não pode? Passageira desce de carro e ‘segura’ trânsito na faixa de pedestres para facilitar passagem de motorista em cruzamento
Prisão de jogador por racismo contra adversário: Alvo da injúria no PR foi vítima de ofensa racial em outro jogo do Brasileirão há menos de um ano
Polícia apreendeu itens do jovem antes de prendê-lo
Polícia Civil
Crimes
O crime de apologia ao nazismo é previsto na Lei nº 7.716/89, que determina pena de multa e até cinco anos de prisão para quem “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.
O crime de posse irregular de munição consta na Lei nº 10.826/03, que dispõe sobre registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição. Para ele, a pena prevista é de até três anos de prisão.
Investigação começou na internet
Investigações iniciaram após postagens do jovem na internet, diz polícia
Cedida pela Polícia Civil
A investigação teve início após o trabalho conjunto do 2º Distrito Policial de Ponta Grossa, do Núcleo de Combate aos Cibercrimes (Nuciber) e de unidades de inteligência da Polícia Civil, que identificaram e monitoraram publicações consideradas de extrema gravidade em plataformas digitais.
“As investigações que deram em si os mandados de busca e apreensão revelaram que uma pessoa teria criado uma conta aparentemente falsa junto a uma rede social, e, por meio desta, estaria realizando diversas publicações com apologia ao nazismo, fazendo referência a atentados terroristas praticados em outros países, e indicando que pretendia, nos próximos dias, realizar um atentado em massa”, diz o delegado.
Agora, explica Derick Moura Jorge, a Polícia Civil continua com as investigações para apurar a possível participação de outras pessoas e o real alcance dos planos do suspeito.
“O Departamento de Polícia Civil do Paraná reafirma seu compromisso com a segurança da população e destaca a importância da atuação preventiva e da inteligência policial para identificar ameaças e evitar tragédias. A operação realizada hoje demonstra a eficácia do monitoramento de atividades extremistas em ambientes digitais e a rápida resposta das autoridades frente a ameaças reais”, ressalta o policial.
Polícia investigou jovem na internet e apreendeu itens dele antes de prendê-lo
Cedidas pela Polícia Civil
Vídeos mais assistidos do g1 Paraná:
Veja mais notícias da região em g1 Campos Gerais e Sul.