
Um acidente com um pequeno avião no Rio Platte, ao sul de Fremont (Estados Unidos), deixou três mortos em abril deste ano. Antes da queda da aeronave, o piloto foi alertado pela a esposa para não sobrevoar o rio devido à baixa visibilidade, é o que apontou um relatório preliminar divulgado pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB).
Segundo ao canal norte-americano First Alerta 6, no acidente, ocorrido no dia 18 de abril, morreram o piloto Daniel Williams, 43 anos, de Moundridge, Kansas, e os passageiros Jeff Bittinger, 50, e Randy Amrein, 48, ambos de Fremont.
De acordo com o NTSB, o Cessna 180 decolou por volta das 20h05 e caiu cerca de seis minutos depois. O avião havia feito um voo de Moundridge até o Aeroporto Municipal de Fremont, onde amigos aguardavam a chegada do casal. Após pousarem, o piloto e os amigos decidiram fazer um voo rápido, enquanto a esposa permaneceu no aeroporto.
Segundo o relatório, a esposa aconselhou o piloto a não voar sobre o rio, dizendo que “estava ficando muito escuro”. Apesar do alerta, o grupo decolou e acabou se envolvendo no acidente.
O relatório aponta que o avião atingiu uma linha de alta tensão antes de cair no rio. Uma testemunha relatou ter visto o momento em que a aeronave colidiu com os cabos, o que provocou a separação de parte da cauda, que caiu na água.
“A aeronave subiu lentamente e parecia estar voando normalmente, mas logo depois virou e desceu abruptamente, caindo no rio com um grande respingo”, descreve o documento.
Imagens captadas mostram o avião, ainda com o motor em funcionamento, caindo no rio. O NTSB também informou que um dos passageiros enviou uma mensagem de texto para um amigo que morava às margens do rio avisando que o avião passaria pela área. Pouco antes do acidente, outro passageiro teria enviado uma mensagem via Snapchat para o filho.