

População de Florianópolis já pode adquirir a susa vacinação contra a gripe, Covid e outras doenças que afetam o sistema respiratório – Foto: PMF/Divulgação
A vacinação contra a gripe e a Covid já está disponível para toda a população de Florianópolis acima de 6 meses a partir desta quarta-feira (7). Até sexta feira (9), as 48 salas dos centros de saúde – exceto Costa da Lagoa e Armação – estarão aplicando os imunizantes, das 7h ás 17h.
A princípio, os grupos não prioritários estariam liberados para a imunização somente no dia D, que irá ocorrer no próximo sábado (10). Segundo a Prefeitura de Florianópolis, o objetivo da antecipação é reduzir complicações, hospitalizações e óbitos causados pela gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
No dia D, cerca de 30 pontos extras serão distribuídos pela cidade para intensificar a vacinação.
Vacinas contra outras doenças também estão disponíveis
Além da vacinação contra a gripe e a Covid, estarão disponíveis outras vacinas do calendário de rotina, como Pneumo 10, DTPA (tríplice bacteriana), Pentavalente, Meningo ACWY, Rotavírus, BCG, HPV, hepatite A e B, Febre amarela, VIP/VOP (pólio) e Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
A vacinação poderá ser feita em qualquer ponto, independe do bairro onde se tenha cadastro e é necessário ter em mãos um documento com foto.

Vacinação contra a gripe está disponível para todas as pessoas com mais de 6 meses – Foto: Freepik/ND
Vacinação contra a gripe: como é o imunizante
Aplicada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), a vacina é a trivalente, que protege contra três cepas do vírus responsável pela maioria dos casos atualmente: Influenza A (H1N1), subtipo A (H3N2) e Influenza B. O imunizante leva cerca de 15 dias para surtir efeito e é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e óbitos.
Em caso de orientações ou sintomas gripais, a recomendação é entrar em contato pelo Alô Saúde 0800 333 3233 antes de se dirigir ao centro de saúde e usar máscara para evitar a disseminação do vírus.