
Escaldado com vídeo do pix, governo agora está orientando bancada a gravar conteúdo em resposta. Novo vídeo de Nikolas passou de 60 milhões de views em 15 horas no Instagram e quase 2 milhões no TikTok. Fraude no INSS: Presidente do Instituto diz que reembolso às vitimas será feito na conta do segurado
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL/MG) postou um vídeo sobre a fraude do INSS, a exemplo do que fez no caso do pix, e deixou o Palácio do Planalto em alerta. Em 15 horas, a publicação teve mais de 60 milhões de visualizações no instagram e quase 2 milhões no TikTok.
Na manhã desta quarta (07), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), postou o vídeo de Nikolas em sua rede social.
Nikolas Ferreira
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Segundo ministros e líderes do PT, o Planalto prepara uma reação à postagem do deputado. O Governo quer uma ofensiva da bancada do partido na Câmara, com publicações de vídeos para rebater o conteúdo.
O vídeo tem pouco mais de seis minutos. Nele, Nikolas resume informações que foram divulgadas nas últimas semanas sobre o caso e diz que esse é o maior escândalo de corrupção do país.
O deputado também distorce uma informação sobre o valor movimentado na fraude. Ele diz que “só em 2023, 35 mil reclamaram de fraude e o valor movimentado, 90 bilhões [de reais]”.
Na verdade, essa foi a quantia de empréstimos consignados liberados para beneficiários do INSS em 2023. O que se sabe, até agora, é que a fraude envolve cerca de 6 bilhões de reais em cobranças indevidas.
Ao blog, uma fonte disse que o governo admite o alcance estrondoso dos vídeos de Nikolas, mas avalia que não pode deixar sem resposta.
Esse entendimento veio depois do que aconteceu com o vídeo do pix. A publicação do deputado explorava politicamente a medida do governo que determinava o monitoramento de transações com PIX a partir de R$ 5 mil. O vídeo viralizou com mais de 100 milhões de visualizações.