

Entenda como funciona a cirurgia, as técnicas e se é obrigatório raspar o cabelo. — Foto: Canva/Reprodução/ND
Uma das dúvidas mais comuns que surge na hora de realizar o procedimento é se é obrigatório raspar o cabelo para o transplante capilar.
O Conselho Federal de Medicina define que o transplante capilar, por ser um procedimento cirúrgico, deve ser feito somente por um médico para ter a maior segurança possível ao paciente.
Tem como fazer transplante capilar sem cortar o cabelo?
Uma das dúvidas que surge quando o paciente decide fazer o transplante de cabelo é se o procedimento exige a raspagem do cabelo para a cirurgia, especialmente quando é escolhida a técnica fio a fio.
Segundo o cirurgião plástico Julian Gorini, especialista em transplante capilar, o ideal é que o paciente faça, sim, a raspagem do cabelo, pois isso vai auxiliar a extração e o implante dos folículos.
No entanto, existem casos que é possível, sim, realizar o transplante sem fazer a raspagem do cabelo, principalmente nas áreas menores, quando a raspagem é feita só na área doadora.
“A raspagem é uma das etapas do procedimento de transplante capilar. No caso da técnica fio a fio, a gente consegue identificar os diversos tipos de folículos da área doadora para serem implantados na área receptora”, explica o médico Julian Gorini.
Quando o paciente entra no centro cirúrgico com a cabeça raspada, a precisão para o implante é maior. Além disso, é indicado que a raspagem seja feita na própria clínica para que o paciente não se machuque ou prejudique a área que receberá o implante, diminuindo a eficácia do procedimento.
A decisão de raspar ou não o cabelo considerará diversas características do paciente e também do procedimento escolhido por ele em conjunto com a equipe médica. Portanto, ainda que exista a possibilidade de não raspar o cabelo, o paciente precisará passar pela avaliação médica do mesmo jeito.
“Quando o transplante capilar é realizado em áreas menores, dependendo de qual for a área ou através da técnica do fio longo, indicada para essas regiões menores, é possível evitar a raspagem, mas isso só será possível dizer após uma consulta diagnóstica”, explica o médico Julian Gorini.
Quanto tempo dura a cirurgia do transplante capilar?
A grande maioria das cirurgias de transplante capilar costumam durar de oito a dez hora e necessita de um médico auxiliar e um anestesista, conforme o parecer do Conselho Federal de Medicina (CFM).
Além disso, o CFM também estabelece que é obrigatória uma estrutura adequada para realizar o procedimento e as possíveis intercorrências.
Quantos anos dura o transplante capilar?
O procedimento de transplante capilar é considerado, na maioria das vezes, como uma solução permanente. Os fios transplantados tendem a crescer como se fossem fios originais.
Como funciona o transplante capilar?
O transplante capilar é um procedimento que necessita de cirurgia, sendo realizado direto no couro cabeludo ou em outras áreas com pelos. Ele é feito sob anestesia local, onde os cabelos e folículos são extraídos de uma área (chamada de doadora) e implantando em outra (chamada de receptora).
Esse procedimento é realizado por dermatologista ou cirurgiões plásticos com especializações na área. Existem duas técnicas utilizadas:
- Técnica FUT (Follicular Unit Transplantation ou Transplante de Unidade Folicular) uma pequena faixa do couro cabeludo é retirada da região posterior do couro cabeludo de onde são extraídas as unidades foliculares;
- Técnica FUE (Follicular Unit Extraction ou Extração de Unidades Foliculares), as unidades foliculares são extraídas da área doadora uma por vez, conhecida como técnica fio a fio.
*Com informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.