

Júlia Zanatta e Caroline De Toni cotadas ao Senado em 2026 – Foto: Reprodução/ND
Questionada sobre uma possível candidatura ao Senado, a deputada federal Júlia Zanatta (PL) respondeu à provocação com “haverá ranger de dentes”, ao mencionar que a escolha será decidida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Zanatta lembrou que foi mencionada pelo ex-presidente como concorrente a uma das duas vagas que serão disputadas nas eleições de 2026 para o Senado Federal. Mas antes de finalizar, Júlia Zanatta afirmou que não é a prioridade dela no momento, mostrando a segunda filha (recém-nascida), Olívia, deitada na cama.

Jair Bolsonaro e Júlia Zanatta – Foto: Reprodução/ND
Do outro lado está a deputada Caroline de Toni (PL) chamada de “minha senadora”, pelo governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). No caso de Caroline, o apoio também veio de lideranças regionais na internet.
A duas deputadas federais se tornaram dois nomes de peso entre os liberais bolsonaristas em Santa Catarina e com força política para conquistar uma das vagas. No entanto, o PL de Santa Catarina tenta um caminho de prudência para tornar a reeleição de Jorginho mais viável e tranquila, postulando composições.
Júlia Zanatta e João Rodrigues são nomes já citados por Bolsonaro
Isso está atrelado a outra fala de Bolsonaro que defendeu, em público, o nome do catarinense João Rodrigues (PSD), para uma segunda vaga ao Senado. O ex-presidente defende uma aliança entre PL e PSD, em Santa Catarina.
João Rodrigues, que hoje é prefeito de Chapecó, mantém o nome como pré-candidato a governador de SC, em 2026. Mas teria que se aliar ao atual governador Jorginho Mello, para reeleição, a quem já fez duras críticas.

João Rodrigues e Jorginho Mello durante encontro para tratar de investimentos em Chapecó. João Rodrigues e Júlia Zanatta são nomes citados por Bolsonaro ao Senado – Foto: Divulgação/ND