Transporte de transformador gigante é retomado e faz parada por causa do trânsito na BR-101; VÍDEO


Equipamento de 250 toneladas saiu às 6h07 do local onde estacionado, em Abreu e Lima. Comboio só deve cruzar divisa com a Paraíba na terça-feira (6), um dia depois do previsto. Transporte de transformador gigante é retomado nesta segunda-feira
Foi retomado na manhã desta segunda-feira (5) o transporte do transformador de energia, o segundo que passa pela BR-101, em Pernambuco (saiba mais abaixo). O equipamento de 250 toneladas saiu do Porto de Suape na semana passada e está sendo levado, num comboio de 114 metros de comprimento, até o parque eólico de Nova Palmeira, na Paraíba.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Sob escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a peça gigante saiu às 6h07 do local onde estava estacionada, no quilômetro 48 da BR-101, em Abreu e Lima, no Grande Recife. Imagens feitas pela TV Globo mostram o transformador sendo transportado na rodovia (veja vídeo acima).
Durante a passagem do transformador, a faixa exclusiva de ônibus entre Abreu e Lima e Igarassu foi liberada para carros de passeio. Segundo a PRF, a pista para coletivos tem duplo sentido de circulação e é proibido fazer ultrapassagens em todo esse trecho da BR-101.
Por volta das 7h45, foi feita uma parada para liberar o fluxo de carros, que estava congestionado no início da manhã. Às 8h07, a escolta foi retomada. A previsão é que o comboio, que anda até 7 km/h, chegue às 15h ao posto de Igarassu, onde vai ficar até a manhã da terça-feira (6), quando volta a seguir viagem.
Inicialmente, era previsto que o transformador cruzasse a divisa com a Paraíba ainda nesta segunda, mas houve um atraso no cronograma depois que o eixo de uma das carretas que compõem o comboio quebrou na descida do Viaduto Miguel Arraes, em Paulista, na sexta (2).
Após o problema ser resolvido, a composição passou o fim de semana parada em Abreu e Lima. Essa interrupção já estava programada e se deu por causa da eleição suplementar realizada em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. A cidade faz divisa com o estado vizinho e é o último município pernambucano por onde o comboio vai passar.
LEIA TAMBÉM
Transporte de transformador tem manobras e meses de estudo; veja detalhes da operação
O que é a peça gigante de parque eólico que parou a BR-101
Passagem de novo transformador reúne curiosos para selfies e vídeos
Comboio saiu de Suape
O equipamento de 250 toneladas saiu do Porto de Suape na noite da segunda (28) e deve percorrer um trajeto de 380 quilômetros até Nova Palmeira.
A viagem é acompanhada por um comboio de 114 metros de comprimento, 6,90 metros de largura e 5,20 metros de altura, sobre uma base composta por 44 eixos e 388 pneus.
Segundo a transportadora Saraiva, responsável pela operação, a estrutura gigante trafega a uma velocidade média de 5 a 6 quilômetros por hora.
Esse é o segundo transformador de energia eólica de grande porte a passar por Pernambuco em pouco mais de um mês.
O primeiro equipamento começou a ser levado de Suape para a Paraíba em 14 de março e atraiu curiosos para acompanhar a passagem da estrutura pela BR 10, gerando memes na internet.
Transformador de energia eólica é levado pela BR-101, em Pernambuco, num comboio de 114 metros de comprimento
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.