

Burj Khalifa: o maior edifício do mundo, em Dubai – Foto: Arquivo
Dubai é uma cidade que reúne diversos atrativos. Construções gigantescas se unem à inovação e à cultura local para criar experiências memoráveis aos visitantes. Com atrações que vão desde o edifício mais alto do mundo até safáris no deserto que revelam a herança beduína, a cidade oferece uma diversidade incrível de passeios para todos os gostos.
Seja explorando ilhas artificiais, museu futurista ou desfrutando da gastronomia internacional, o emirado proporciona diferentes aspectos da vida árabe. Confira 10 atrações imperdíveis na maior cidade dos Emirados Árabes Unidos.
10 atrações para visitar em Dubai
1 – Burj Khalifa: subir no maior prédio do mundo
Por onde você andar em Dubai, vai conseguir ver uma ponta do Burj Khalifa, o maior prédio do mundo. Com 828 metros de altura e 163 andares, a torre mais alta do planeta impressiona.
A obra-prima urbana une um complexo sistema de arquitetura com tecnologia de ponta em um projeto que levou apenas seis anos para sair do papel.
O início da construção, em 2004, até a inauguração, em 2010, tem toda sua história retratada no At the Top, atração turística que oferece vistas panorâmicas da cidade em cima do Burj Khalifa.

At the Top, ponto de observação da cidade de Dubai no Burj Khalifa – Foto: WALEED SHAH/ND
2 – Palm Jumeirah: conhecer a ilha artificial onde moram 78 mil famílias
Um projeto ousado e que simboliza Dubai foi um dos responsáveis por tornar a cidade famosa mundialmente: Palm Jumeirah. O arquipélago artificial em formato de palmeira, inaugurado em 2006, aumentou a costa da cidade em 520 quilômetros.
Hoje, esta ilha abriga 78 mil moradores em luxuosas residências à beira-mar, além de prédios, hotéis, resort e uma infraestrutura completa. No alto do observatório The View, a 240 metros de altura, é possível contemplar a grandeza da obra, com mapas e contação de histórias interativas que mostram como a ilha foi construída.

Palm Jumeirah, a maior ilha artificial do mundo – Foto: Palm Jumeirah/DET/Divulgação
3 – Museus: se aprofundar na cultura e nos costumes locais
A rica história da cidade é preservada nos vários museus que resgatam os aspectos da vida e dos costumes emirati. O Museu Al Shindagha, por exemplo, apresenta artefatos, histórias e imagens antigas do desenvolvimento de Dubai ao longo dos séculos.
Já o centro SMCCU proporciona uma imersão nos costumes e tradições emirati. Ali você é recepcionado com o tradicional gahwa, café árabe símbolo de hospitalidade, com cardamomo e especiarias. É possível sentar com os árabes, experimentar a culinária típica, ouvir histórias e fazer perguntas sobre as tradições, a gastronomia e a religião.

No SMCCU é possível aprender sobre os costumes emirati e comer a culinária local – Foto: Felipe Alves/ND
4 – Deserto de Dubai: vivenciar uma aventura em um safári beduíno
Povo nômade, tradicionalmente habitante dos desertos, os beduínos viviam em comunidades e deixaram uma herança de cultura, tradições e culinária. Vivenciar essa herança tão importante para o Oriente Médio é possível em um safári no deserto do emirado, explorando a fauna, a flora e a gastronomia local.
É possível andar em Land Rovers vintage pelo deserto com a Platinum Heritage, proporcionando uma imersão na fauna e flora locais. Além do passeio, os visitantes podem desfrutar de um jantar tradicional em um acampamento beduíno, aprender sobre os falcões (que ajudavam os emirati a caçar) e até mesmo dormir nos acampamentos de pedra e madeira é uma das experiências mais incríveis de Dubai.

Safári no Deserto de Dubai com a Platinum Heritage – Foto: Heritage Safari by Vintage Land Rover – Platinum Heritage/Divulgação
5 – Global Village: aproveitar o melhor da gastronomia e de produtos de todo o mundo
O Global Village mostra por que Dubai é conhecida como uma cidade global e multicultural. Combinação de parque temático e festival, este grande espaço ao ar livre reúne gastronomia, lazer, produtos, brinquedos e apresentações culturais nas noites da cidade. Espalhados pelo parque há gigantes pavilhões de 90 culturas diferentes do mundo, que apresentam um pouco da cultura e dos sabores de diferentes povos.

Global Village reúne povos, atrações e gastronomia de diversos países do mundo – Foto: DET/Global Village/Divulgação
6 – Aquário e zoológico: explorando a fauna de Dubai
Outra atração imperdível é o Dubai Aquarium & Underwater Zoo, localizado dentro do Dubai Mall. O aquário tem capacidade para 10 milhões de litros de água e abriga uma das coleções mais diversas de vida marinha, incluindo tubarões-tigre de areia, raias e mais de 140 espécies aquáticas.
Os visitantes podem explorar o túnel subaquático de 48 metros, que proporciona uma visão panorâmica dos animais nadando ao redor. Com uma grande estrutura e diversas atividades interativas, o local atrai milhões de visitantes todos os anos.

Dubai Aquarium & Underwater Zoo apresenta uma rica experiência de fauna – Foto: DET_Dubai Aquarium_Dubai Mall_4
7 – Museu do Futuro: uma visão de inovação e tecnologia do mundo
Uma visão do futuro de Dubai e do mundo, aliando tecnologia, inovação e ciência. O Museu do Futuro de Dubai apresenta uma estrutura futurística, imersiva e interativa, imaginando como será o mundo em 2071. O objetivo é explorar como a sociedade pode evoluir nas próximas décadas por meio da ciência e da tecnologia.
A arquitetura futurista, projetada pelo arquiteto Shaun Killa, é um dos grandes destaques. No interior, o museu explora temas como viagens espaciais, mudanças climáticas, saúde, bem-estar e espiritualidade no futuro.

Museu do Futuro em Dubai apresenta uma imersão em possibilidades do amanhã – Foto: DET/Museum of the Future/Divulgação
8 – Dubai Mall: um dos maiores do mundo
Simplesmente um dos maiores shoppings do Mundo, o Dubai Mall reúne as maiores marcas do planeta em uma área de 12 milhões de metros quadrados. O que você quiser comprar, no Dubai Mall tem. Desde sua inauguração em 2008, tornou-se um dos destinos mais visitados da cidade. São mais de 1.200 lojas, incluindo marcas de luxo como Dior, Chanel, Louis Vuitton e Dolce & Gabbana, além de redes internacionais.
Além das compras, o Dubai Mall oferece uma ampla variedade de entretenimento e de opções gastronômicas. O shopping conta com uma pista olímpica de patinação no gelo, um dos maiores cinemas do emirado e o famoso Dubai Aquarium & Underwater Zoo. Outra atração imperdível é o Dubai Fountain, um espetáculo de águas dançantes localizado na entrada do shopping.

Dubai Mall, um dos maiores shoppings do mundo, conta com cerca de 1.200 lojas – Foto: DET/Dubai Mall/Divulgação
9 – Beach clubs: a forma emirati de curtir o mar
Dubai é conhecida por seus luxuosos beach clubs. Há dezenas de beach clubs que atendem os mais diversos perfis. O Be Beach DXB, por exemplo, é um dos beach clubs mais badalados da cidade, situado na Dubai Marina.
Com uma decoração inspirada em Tulum, o clube oferece um clima animado, pé na areia e com uma vista deslumbrante para o mar de Dubai com a roda-gigante ao fundo. Os visitantes podem desfrutar de uma piscina com temperatura controlada, cabanas privativas e um restaurante mediterrâneo com pratos sofisticados seja de dia ou durante a noite.

Be Beach DXB é um dos vários beach clubs de Dubai – Foto: Felipe Alves/ND
10 – Gastronomia internacional: influência de diversas culturas
O que não faltam em Dubai são opções para experimentar as mais variadas culinárias do Oriente Médio – e também de todo o mundo. A gastronomia é extremamente variada e oferece não só varições de tradicionais práticos típicos árabes como uma fusão de influências principalmente dos países dos arredores dos Emirados Árabes.
O Li’ Brasil, localizado no Address Beach Resort, por exemplo, combina a culinária brasileira com toques libaneses, criando pratos únicos e sofisticados. Outro destaque da gastronomia internacional do emirado é o 11 Woodfire, um restaurante premiado com uma estrela Michelin. Localizado em Jumeirah, ele une a arte da culinária no fogo de lenha, utilizando técnicas tradicionais para realçar os sabores naturais dos ingredientes.
Para quem busca uma experiência mais caseira e autêntica, o Bait Maryam é uma excelente opção. O restaurante da chef Salam Dakkak oferece pratos tradicionais da culinária da região do Levante, com influências da Síria, Jordânia e Palestina.

Bait Maryam reúne gastronomia da Síria, Palestina e Jordânia – Foto: Felipe Alves/ND
*O jornalista viajou a convite do Departamento de Economia e Turismo de Dubai.