Vai casar? Veja os prazos de casamento coletivo em Balneário Camboriú e região

Noiva colocando aliança em Noivo

O casamento é um momento esperado por muitos noivos. – Foto: Pixabay/Divulgação/ND

Está planejando formalizar a união com seu parceiro(a) sem gastar? Cidades do Litoral Norte catarinense estão com inscrições abertas para casamentos coletivos. As cerimônias comunitárias costumam ocorrer nos meses em que as cidades comemoram aniversário.

Alguns documentos solicitados aos noivos, especialmente as certidões, demoram para ficar prontos, por isso, o ideal é que os interessados façam a inscrição o quanto antes, para evitar o atraso na documentação, correndo o risco de não ficar pronta até a data do casamento.

Como se inscrever nos casamentos coletivos da região?

Balneário Camboriú

O Casamento Coletivo 2025 em Balneário Camboriú reunirá 61 casais em comemoração 61 anos de emancipação da cidade. O prazo para se inscrever vai até 23 de maio.

Os interessados devem comparecer presencialmente na Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família, levando a documentação necessária. A Secretaria fica na rua 3100, nº 876, no Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h.

Casamento Coletivo em Balneário Camboriú

Casamento coletivo em Balneário Camboriú – Foto: Divulgação Prefeitura de Balneário Camboriú

Caso o número de inscritos ultrapasse as vagas disponíveis, serão aplicados critérios de desempate, dando prioridade para casais moradores de Balneário Camboriú, com menor renda, mais filhos e maior tempo de convivência.

Para participar, é necessário apresentar os documentos originais:

  • Certidão de nascimento atualizada (emitida nos últimos 30 dias) ou certidão de casamento com averbação (emitida nos últimos 30 dias);
  • Certidão de nascimento dos filhos;
  • Comprovante de renda (holerite ou, no caso de autônomos, declaração registrada em cartório);
  • Comprovante de residência (original e cópia autenticada de conta atualizada de luz, telefone, água ou internet; quem morar de aluguel deve apresentar cópia do contrato).

Itajaí

O casamento coletivo em Itajaí será realizado no dia 21 de junho. Serão disponibilizadas 70 vagas para casais residentes no município. As inscrições já começaram e podem ser feitas até o dia 28 de maio.

Noivos fazem entrada em casamento coletivo de Itajaí

Casamento coletivo de Itajaí já tem data para ocorrer. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Itajaí

É necessário que um dos noivos vá presencialmente na Diretoria de Relações Temáticas, localizada no CCI (Rua Carolina Vailatti, 156, bairro São Judas), das 13h às 18h30, portando um documento oficial com foto.

Após a inscrição, os noivos receberão uma lista com os documentos necessários para dar início aos trâmites legais em cartório.

Neste ano, a cerimônia será realizada no Clube Atiradores, localizado no Centro. A ação também integra a programação do aniversário de 165 anos da cidade.

Navegantes

O “sim” em Navegantes já tem data marcada: será no dia 23 agosto, na Igreja Luz da Vida, a cerimônia em que 63 casais poderão se unir em matrimônio.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, direto na sede da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, localizada na avenida Santos Dumont, nº 68, no Centro.

Noivos assinam documento durante casamento coletivo em Navegantes

Leia as regras para o casamento comunitário em Navegantes. – Foto: Divulgação/ Prefeitura de Navegantes

É necessário que pelo menos um dos cônjuges seja morador de Navegantes. As vagas são limitadas e o prazo para a realização das inscrições é até o dia 15 de agosto.

Para a inscrição de pretendentes menores de 18 anos e maiores de 16 anos é necessário ter decisão judicial e é obrigatória a presença de ambos os pais. Se forem falecidos, levar certidão de óbito.

Confira a relação de documentos necessários para realizar a inscrição:

  • 1.Certidão de nascimento/casamento atualizada (expedida a menos de 90 dias)
  • 2. Fotocópia do RG/CPF dos pretendentes
  • 3. Fotocópia do comprovante de residência: talão de luz, água, cartão de crédito, etc., para cada um dos noivos
  • 4. ⁠ Se o comprovante de residência não estiver em nome dos noivos, é obrigatório trazer uma declaração de residência com firma reconhecida do proprietário do imóvel, juntamente com o comprovante de residência de quem está declarando;
  • 5 . Apresentar duas testemunhas maiores de 18 anos. Devem comparecer com o casal munidas dos documentos de RG/CPF
  • 6 .Nome, endereço e profissão das testemunhas que virão no dia do casamento (para casamentos com Juiz de Paz);

Pretendentes divorciados, trazer também:

  • Apresentar a certidão de casamento com averbação do Divórcio (expedida a menos de 90 dias).
  • Atenção: Aqueles que se divorciaram a partir do ano de 2003 deverão comprovar a partilha dos bens.

Pretendentes viúvos, trazer também:

  • Certidão de casamento com averbação do óbito do cônjuge (expedida a menos de 30 dias) e prova do inventário (positivo ou negativo);
  • Atenção: Divorciados/Viúvos que não demonstrarem a situação dos bens terão que casar com o regime de separação obrigatória de bens (art. 1641, I, do Código Civil)

Porto Belo

A pré-inscrição para o Casamento Comunitário 2025 em Porto Belo também já começou. A iniciativa, que promove a união civil de casais, contará com 10 vagas disponíveis.

Noivos diante do altar em Porto Belo

Casamento coletivo em Porto Belo está com pré-inscrições abertas. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Porto Belo

A cerimônia está marcada para o dia 25 de outubro, na Praia do Centro. A pré-inscrição não garante a vaga imediata, mas permite que os casais interessados iniciem o processo de inscrição.

Para participar, é necessário atender requisitos como, residência em Porto Belo, título de eleitor do município, apresentar cópia da carteira de trabalho, estar inscrito no Cadastro Único e ter uma renda familiar de até três salários mínimos.

Os interessados devem procurar a Secretaria de Assistência Social de Porto Belo, localizada na rua João Vandelino Guerreiro, nº 590, no bairro Balneário Perequê ou ligar para o telefone (47) 3369-6025.

Balneário Piçarras

O Casamento Coletivo em Balneário Piçarras será no dia 13 de setembro – em local a ser definido pela organização.

As inscrições seguem abertas até o dia 30 de junho e podem ser feitas diretamente na Secretaria de Assistência Social (av. Ver. João Figueredo, nº 1194 – Centro), segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com a documentação necessária.

Foto geral de casamento coletivo em Balneário Piçarras

Saiba como se inscrever para o casamento coletivo em Balneário Piçarras. – Foto: Divulgação/Prefeitura de Balneário Piçarras/Giro Urbano

Documentos necessários para noivos solteiros:

  • Certidão de nascimento atualizada (emitida nos últimos 90 dias);
  • Documento oficial com foto e CPF;
  • Comprovante de residência (original e cópia autenticada de conta atualizada de luz, telefone, água ou internet; quem morar de aluguel deve apresentar cópia do contrato);
  • Cópia de documento de identidade e CPF dos pais.

Documentos necessários para noivos divorciados:

  • Certidão de casamento com averbação do divórcio (emitida nos últimos 90 dias);
  • Certidão de nascimento atualizada (emitida nos últimos 90 dias);
  • Documento oficial com foto e CPF;
  • Comprovante de residência (original e cópia autenticada de conta atualizada de luz, telefone, água ou internet; quem morar de aluguel deve apresentar cópia do contrato);
  • Cópia de documento de identidade e CPF dos pais;
  • Para escolha de regime de bens: comprovação da partilha de bens ou declaração de partilha.

Documentos necessários para noivos viúvos:

  • Certidão de casamento com averbação do falecido (emitida nos últimos 90 dias);
  • Certidão de nascimento atualizada (emitida nos últimos 90 dias);
  • Documento oficial com foto e CPF;
  • Comprovante de residência (original e cópia autenticada de conta atualizada de luz, telefone, água ou internet; quem morar de aluguel deve apresentar cópia do contrato).
  • Cópia de documento de identidade e CPF dos pais.
  • Para escolha de regime de bens: caso o viúvo ou viúva que tiver filho do cônjuge falecido, comprovação de inventário de bens do casal ou declaração da partilha.

Brusque

Em Brusque, as inscrições para o Casamento Coletivo 2025 estão abertas até o dia 9 de maio. A cerimônia acontecerá em 18 de junho, às 17h, no Pavilhão de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, conhecido como Pavilhão da Fenarreco.

Mãos de noivos com aliança em Brusque

Casamento Coletivo de Brusque será no pavilhão da Fenarreco – Foto: Reprodução/Prefeitura de Brusque

Os interessados devem se inscrever presencialmente na Secretaria de Desenvolvimento Social, no segundo andar da Prefeitura de Brusque, das 9h às 16h. A inscrição será efetivada somente após a entrega de toda a documentação exigida.

Podem participar casais com idade a partir de 18 anos. Jovens a partir de 16 anos também poderão se inscrever, desde que apresentem autorização formal de ambos os pais ou responsáveis legais, conforme a legislação vigente.

Entre os documentos obrigatórios estão: CPF, carteira de identidade, comprovante de residência, certidão de nascimento e a ficha de inscrição devidamente preenchida, disponível no edital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.