
Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar a ausência, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente
O Ministério da Educação (MEC), prorrogou o prazo para a isenção da taxa de pagamento para a inscrição do Enem. O período que anteriormente iria apenas até o dia 25 de abril, foi estendido até o dia 02 de maio, nesta sexta-feira. O resultado das solicitações de isenção serão divulgados no dia 12 de maio. Para realizar a solicitação, será necessário acessar a página do participante com o login do Gov.br.
Veja alguns critérios para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do Enem:
- Estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escola pública (em 2025).
- Participantes do programa Pé-de-Meia.
- Pessoas que fizeram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.
- Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e que possuam renda familiar de até 3 salários mínimos ou per capita de até meio salário mínimo.
Quem não compareceu aos dois dias de Enem em 2024 precisa justificar a ausência, caso queira participar da edição de 2025 gratuitamente.
O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), avalia o desempenho do estudante ao final da educação básica. Ao longo de 20 anos de existência, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para o ingresso no ensino superior, através de programas como Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o Prouni (Programa Universidade para Todos).
Os resultados individuais também podem ser aproveitados no processo seletivo para ingresso em universidades de Portugal que possuem convênio com Inep para aceitarem as notas do exameFonte: Ministério da Educação