
A operação ocorreu no início da manhã desta terça-feira (29). Trabalhadores afirmam que não foram avisados sobre a ação. Barracas na Praia do Futuro são derrubadas em Fortaleza
Parte das barracas na Praia do Futuro, em Fortaleza, foram derrubadas no início da manhã desta terça-feira (29). A ação ocorreu durante uma operação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e da Prefeitura de Fortaleza. O objetivo é retirar construções fixas irregulares na faixa de areia.
✅ Siga o canal do g1 Ceará no WhatsApp
No local, retroescavadeiras trabalharam para retirar as estruturas. Por meio de nota, a SPU disse que serão removidos, com auxílio de tratores e retroescavadeiras, as construções irregulares que dificultem a livre circulação na praia.
“A intenção é garantir o livre acesso, circulação ou permanência de banhistas na praia, além de facilitar a visualização e circulação de salva-vidas nos postos de salvamento. Há ainda o objetivo de possibilitar o acesso de viaturas de fiscalização patrimonial, ambiental, trânsito, policiais ou de salvamento do corpo de bombeiro ou SAMU.”
Operação retira parte de barracas na faixa de areia da Praia do Futuro, em Fortaleza
Nathally Kimberly/SVM
LEIA TAMBÉM:
Empresário é morto a tiros e funcionário é baleado em pizzaria na Grande Fortaleza
Instituto católico denuncia uso de IA para criar vídeos falsos com imagem de irmã em golpes
As barracas retiradas ofertavam serviços de consumação de bebidas e comidas e também massoterapia. À TV Verdes Mares, testemunhas informaram que esta é a primeira fase da operação. Equipes policias acompanharam a ação.
Operação retira parte de barracas da Praia do Futuro, em Fortaleza
De acordo com a Associação de Empresários da Praia do Futuro, o objetivo era liberar toda a área da praia que estivesse na mesma linha das cabines de guarda-vidas, porque as estruturas estavam dificultando a passagem e monitoração.
“Não é uma ação de remoção de barraca. É uma ação de liberação do espaço de circulação (…) Não é nenhuma ação contra uma barraca, nem nada. Foi uma ação muito tranquila. Foi tirado de maneira geral barraquinhas de ambulante, vendedores de bebida”, disse uma representante da Associação de Empresários da Praia do Futuro.
Retroescavadeira em operação para retirada de barracas na faixa de areia da Praia do Futuro, em Fortaleza
Nathally Kimberly/SVM
A massoterapeuta Manoela Oliveira, que trabalha com serviços de massagens na praia, conta que não recebeu nenhum aviso para se preparar para a retirada:
“Aqui são várias barracas, tanto de massoterapeuta – como eu sou – como tenda de caipirinhas. Nós trabalhamos aqui há muitos anos, não é de agora. Não fomos avisados. A gente veio sem saber o que estava acontecendo. Quando chegamos aqui vimos a polícia, a Guarda Municipal, e já estavam derrubando tudo. Eles deram pouco tempo para retirarmos as macas. Não explicaram nada. Dentro de onde trabalho, são 11 mulheres mães de família. Não temos outro meio de ganho. É muito difícil”, comentou durante entrevista à TV Verdes Mares.
Operação faz derrubada de construções irregulares na faixa de areia da Praia do Futuro
Por meio de nota, a Secretaria do Patrimônio da União disse que realiza a primeira fase da operação Praia Livre nestas terça e quarta-feira (29 e 30).
Ainda de acordo com o órgão, a operação segue recomendação do Ministério Público Federal que “orientou a retirada de qualquer obstáculo de acesso à praia para que sejam mantidos permanentes corredores que permitam a livre circulação das pessoas, além da demolição de qualquer construção não autorizada na faixa de areia”.
Operação faz retirada de construções irregulares na faixa de areia da Praia do Futuro, em Fortaleza
Nathally Kimberly/SVM
Assista aos vídeos mais vistos do Ceará: